Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3316
Título: O reconhecimento dos crimes sexuais como crimes contra a humanidade
Autor(es): Medeiros, Erica Franco
Palavras-chave: Direito penal
Estupro
Crimes contra humanidade
Data do documento: 2-Abr-2014
Resumo: O presente artigo busca fazer uma análise da problemática da tipificação do crime de estupro como sendo um crime contra a humanidade, em divergência com o ordenamento jurídico brasileiro que o conceitua como de natureza individual, atingindo além da livre escolha do parceiro sexual à dignidade e intimidade da pessoa humana. Se verificarmos junto ao Estatuto de Roma que criou o Tribunal Penal Internacional (TPI), o estupro é definido pelo artigo 7° como delito dentre os “Crimes contra a Humanidade”, atingindo comunidade internacional no seu conjunto. Neste caso, o nosso Código Penal quando trata a vítima individualmente, homem ou mulher, é inconciliável com o Estatuto? A finalidade que este trabalho busca alcançar é o entendimento de que a prática reiterada do estupro direcionada a determinados grupos deixa de ser uma questão exclusivamente individual e passa a integrar uma concepção de violação à segurança ao Bem Estar da humanidade – matéria de interesse dos Direitos Humanos – devendo ser devidamente punido unindo esforços internos dos Estados Partes, bem como através da cooperação internacional.
Descrição: MEDEIROS, Erica Franco. O reconhecimento dos crimes sexuais como crimes contra a humanidade. 2012. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3316
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erica Franco Medeiros.pdfErica Franco Medeiros373.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.