Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33179
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nóbrega, Cleniuda Xavier da | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T15:05:44Z | - |
dc.date.available | 2024-12-05T15:05:44Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33179 | - |
dc.description | NÓBREGA, C. X. Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia da Covid-19: desafios e perspectivas entre professor e alunos na Escola Deputado Jesse Freire Filho - Equador - RN. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pandemia da Covid-19 modificou totalmente todo o planeta, desde as relações sociais de trabalho, até a educação passaram por mudanças e adaptações ao novo cenário na época, gerando mudanças no processo de ensino e aprendizagem e, com isto, surgiram novas formas de ensinar e aprender de acordo a necessidade dos alunos e as limitações pandêmicas, fazendo com que o ensino remoto se tornasse, às vezes, a principal forma de mediação da aprendizagem escolar. Este estudo tem por objetivo refletir sobre as questões pedagógicas e os desafios que professor e alunos enfrentaram durante a pandemia da Covid-19, na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir do que diz os sujeitos pesquisados, da Escola Municipal Presidente Jesse Freire Filho, localizada, no bairro Alto do Juazeiro, no município de Equador-RN. A pesquisa foi realizada através de uma metodologia qualitativa, com a aplicação de um questionário enquanto instrumento da coleta de dados, junto a uma professora e 4 alunos escolhido aleatoriamente da turma da EJA. Através da análise dos dados chegamos a seguinte conclusão, em relação aos desafios e perspectivas dadas pelos sujeitos pesquisados: Para o aluno da EJA pesquisado não foi usado nenhuma ferramenta para aulas online durante a pandemia pois, o aluno não tinha nem celular; a principal dificuldade foi a falta de encontrar os colegas e a professora, porque ficou mais difícil fazer as atividades sozinho. Assim, diz o aluno: “Não usamos essas coisas, mas a aula boa é na escola mesmo”. Na opinião da professora da EJA pesquisada foram vários os desafios durantea pandemia. Porém o mais difícil era eu chegar à casa de cada um deles para receber oudar devolutiva das atividades; os alunos infelizmente, não faziam uso das fermentas tecnológicas; os recursos tecnológicos ajudam e ajudarão ao ensino- aprendizagem. Mas, se faz necessário uma preparação maior e formação para todos que deles usam. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Maria José Guerra | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Pandemia da Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia da Covid-19: desafios e perspectivas entre professor e alunos na Escola Deputado Jesse Freire Filho - Equador - RN | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Cleniuda - Corrigido.pdf | PDF - Cleniuda Xavier da Nóbrega | 351.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
termo de depósito certo.pdf | Termo de depósito | 324.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.