Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33181
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paula, Camila Velez de | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T15:16:28Z | - |
dc.date.available | 2024-12-05T15:16:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33181 | - |
dc.description | PAULA, C. V. O atendimento educacional realizado com uma criança com Síndrome de Down na APAE de Campina Grande-PB: um estudo de caso. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo principal do presente trabalho foi discutir a mediação da literatura no processo de letramento de uma criança com Síndrome de Down, matriculada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Campina Grande, Paraíba. Assim, para o desenvolvimento da aprendizagem existem diversos fatores para o desenvolvimento da aprendizagem da pessoa com deficiência, sendo, sua família, a escola e a sociedade, sendo primordial destacar o seu convívio social. Ademais, neste trabalho foi apresentado que a criança com Síndrome de Down apresenta um déficit intelectual, portanto, o aluno com Síndrome de Down apresenta uma necessidade para um Atendimento Educacional Especializado, como auxílio para desenvolver determinadas aprendizagens. A partir disso, os educadores irão desenvolver metodologias que possam corresponder às suas necessidades educacionais específicas para esses alunos. Nesta pesquisa, utilizamos como instrumento metodológico a observação participante, sendo de cunho qualitativo. Realizamos seis encontros, divididos em duas vezes por semana, nos meses de setembro e outubro de 2024. No atendimento trabalhamos o poema de forma cantada Borboletas, cujo autor é Vinicius de Moraes, foram utilizados o alfabeto móvel, análise das cores e interpretação. Durante a intervenção, percebemos que a aluna demonstrou progresso na aprendizagem do alfabeto, que diante de suas limitações, teve um êxito na sua aprendizagem. Concluímos, portanto, que os procedimentos pedagógicos como estes que realizamos são satisfatórios, e contribuem para o desenvolvimento cognitivo da aluna com Síndrome de Down. Constatou-se também que é necessário que o professor esteja preparado para realizar ações pedagógicas alinhadas com as especificidades da aluna. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Síndrome de Down | pt_BR |
dc.title | O atendimento educacioanl realizado com uma criança com Síndrome de Down na APAE de Campina Grande-PB: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Camila Velez de Paula.pdf | PDF - Camila Velez de Paula | 1.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 197.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.