Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33181
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaula, Camila Velez de-
dc.date.accessioned2024-12-05T15:16:28Z-
dc.date.available2024-12-05T15:16:28Z-
dc.date.issued2024-11-18-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33181-
dc.descriptionPAULA, C. V. O atendimento educacional realizado com uma criança com Síndrome de Down na APAE de Campina Grande-PB: um estudo de caso. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo principal do presente trabalho foi discutir a mediação da literatura no processo de letramento de uma criança com Síndrome de Down, matriculada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Campina Grande, Paraíba. Assim, para o desenvolvimento da aprendizagem existem diversos fatores para o desenvolvimento da aprendizagem da pessoa com deficiência, sendo, sua família, a escola e a sociedade, sendo primordial destacar o seu convívio social. Ademais, neste trabalho foi apresentado que a criança com Síndrome de Down apresenta um déficit intelectual, portanto, o aluno com Síndrome de Down apresenta uma necessidade para um Atendimento Educacional Especializado, como auxílio para desenvolver determinadas aprendizagens. A partir disso, os educadores irão desenvolver metodologias que possam corresponder às suas necessidades educacionais específicas para esses alunos. Nesta pesquisa, utilizamos como instrumento metodológico a observação participante, sendo de cunho qualitativo. Realizamos seis encontros, divididos em duas vezes por semana, nos meses de setembro e outubro de 2024. No atendimento trabalhamos o poema de forma cantada Borboletas, cujo autor é Vinicius de Moraes, foram utilizados o alfabeto móvel, análise das cores e interpretação. Durante a intervenção, percebemos que a aluna demonstrou progresso na aprendizagem do alfabeto, que diante de suas limitações, teve um êxito na sua aprendizagem. Concluímos, portanto, que os procedimentos pedagógicos como estes que realizamos são satisfatórios, e contribuem para o desenvolvimento cognitivo da aluna com Síndrome de Down. Constatou-se também que é necessário que o professor esteja preparado para realizar ações pedagógicas alinhadas com as especificidades da aluna.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofrept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.titleO atendimento educacioanl realizado com uma criança com Síndrome de Down na APAE de Campina Grande-PB: um estudo de casopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Camila Velez de Paula.pdfPDF - Camila Velez de Paula1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito197.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.