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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33183
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Andrade, Vanessa Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T15:23:12Z | - |
dc.date.available | 2024-12-05T15:23:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33183 | - |
dc.description | ANDRADE, V. G. O processo de inclusão escolar de estudantes com deficiência intelectual no município de Queimadas – PB: concepções e práticas docente. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O avanço das políticas públicas na área da educação especial na perspectiva inclusiva tem se mostrado eficazes para a construção da escola para todos. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal investigar a política de educação especial na perspectiva inclusiva com estudantes com deficiência intelectual matriculados no ensino fundamental em escolas públicas no município de Queimadas-PB. A pesquisa foi motivada pelo interesse de investigar as práticas pedagógicas inclusivas que mediam o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual na referida cidade. Para alcançar esse objetivo, realizamos uma pesquisa com uma abordagem qualitativa e descritiva. Como instrumento metodológico, utilizamos a entrevista semiestruturada. Para tanto, foi feita uma entrevista com uma professora que atua na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), em uma escola de ensino fundamental, anos iniciais, da cidade. A análise dos dados será na perspectiva de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2024). Os resultados evidenciam que as práticas inclusivas norteadas pela política adotada pelo município, favorecem o processo de ensino aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual, assim como as dificuldades ainda enfrentadas para garantir tal processo. Os dados coletados corroboram com os debates acerca da permanência escolar e desempenho acadêmico de estudantes com deficiência intelectual na cidade de Queimadas- PB. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.title | O processo de inclusão escolar de estudantes com deficiência intelectual no município de Queimadas – PB: concepções e práticas docente | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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