Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33183
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Vanessa Gomes-
dc.date.accessioned2024-12-05T15:23:12Z-
dc.date.available2024-12-05T15:23:12Z-
dc.date.issued2024-11-18-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33183-
dc.descriptionANDRADE, V. G. O processo de inclusão escolar de estudantes com deficiência intelectual no município de Queimadas – PB: concepções e práticas docente. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO avanço das políticas públicas na área da educação especial na perspectiva inclusiva tem se mostrado eficazes para a construção da escola para todos. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal investigar a política de educação especial na perspectiva inclusiva com estudantes com deficiência intelectual matriculados no ensino fundamental em escolas públicas no município de Queimadas-PB. A pesquisa foi motivada pelo interesse de investigar as práticas pedagógicas inclusivas que mediam o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual na referida cidade. Para alcançar esse objetivo, realizamos uma pesquisa com uma abordagem qualitativa e descritiva. Como instrumento metodológico, utilizamos a entrevista semiestruturada. Para tanto, foi feita uma entrevista com uma professora que atua na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), em uma escola de ensino fundamental, anos iniciais, da cidade. A análise dos dados será na perspectiva de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2024). Os resultados evidenciam que as práticas inclusivas norteadas pela política adotada pelo município, favorecem o processo de ensino aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual, assim como as dificuldades ainda enfrentadas para garantir tal processo. Os dados coletados corroboram com os debates acerca da permanência escolar e desempenho acadêmico de estudantes com deficiência intelectual na cidade de Queimadas- PB.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofrept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.titleO processo de inclusão escolar de estudantes com deficiência intelectual no município de Queimadas – PB: concepções e práticas docentept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Vanessa Gomes Andrade.pdfPDF- Vanessa Gomes Andrade487.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito152 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.