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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33194
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Araújo, Joana Maria Francisco | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-06T11:39:50Z | - |
dc.date.available | 2024-12-06T11:39:50Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
dc.identifier.other | CCD 379.26 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33194 | - |
dc.description | ARAÚJO, Joana Maria Francisco. Práticas pedagógicas de uma educação em direitos humanos: um olhar sobre o cotidiano escolar com um caráter libertador. 2024. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objeto as práticas pedagógicas em Direitos Humanos. Como objetivo geral, busca-se compreender as perspectivas e desafios da educação em Direitos Humanos na educação básica a partir da vivência do estágio docência do curso de Pedagogia em uma escola pública do Município de Guarabira - PB. E como objetivos específicos a) apresentar o contexto da Educação em Direitos Humanos na educação básica; b) identificar as perspectivas e desafios da educação em Direitos Humanos da educação; c) analisar as concepções e desafios da educação básica acerca da educação em Direitos Humanos a partir das vivências do estágio docente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na cidade de Guarabira - PB. Em termos teóricos a ancoragem ocorreu em Sader (2007), Minayo (2001), Candau (2008; 2009), Adorno (2007) e outros. Os estudos ocorreram nas normatizações sobre a Educação em Direitos Humanos, a partir das contribuições teóricas que colaboraram na elaboração dessa reflexão, que assumiu a perspectiva dialógica e crítica da educação, pautada na solidariedade e na igualdade na formação de cidadãos autônomos e críticos, como teorizou, em sua trajetória literária, o mestre Paulo Freire (2008a; 2011b; 2014c;). Em termos metodológicos, segundo Severino (2007), as ações de pesquisa no campo buscaram compreender as práticas pedagógicas com conteúdo em Direitos Humanos. Bem como procurou-se analisar o comportamento das práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de ensino aprendizagem das crianças pequenas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I da rede pública. Em termos de conclusão, identificamos que: a) onde há violação dos direitos e a falta de políticas públicas, que não visam a promoção dos direitos humanos, percebe-se que emergem limitações à discursão e à ampliação da EDH; b) as relações sociais, no interior da escola, constituem redes de relacionamentos que devem ser articuladas para viabilizar as práticas pedagógicas em EDH; c) é fundamental que a gestão escolar acompanhe a cotidianeidade dos educadores, pois são esses sujeitos que tratam do ensino-aprendizagem, consequentemente, da mediação junto aos educandos para a aplicação da EDH. Espera-se apresentar o presente estudo à escola que foi o locus da pesquisa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Raísa Queiroga Barreto | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas de uma educação em direitos humanos: um olhar sobre o cotidiano escolar com um caráter libertador. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
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