Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3326
Título: | Amanhecer Esmeralda de Ferréz: diálogos entre a lei 10.639/03 e a sala de aula |
Autor(es): | Régis, Cíntia de Kássia Gomes |
Palavras-chave: | Literatura infanto-juvenil História afro-brasileira Cultura afro-brasileira Valorização racial |
Data do documento: | 3-Abr-2014 |
Resumo: | O presente artigo discute e analisa como são vistas as personagens negras na Literatura Infantojuvenil depois da implementação da Lei nº 10.639/03 que obriga as escolas públicas e privadas a incluírem em seus currículos escolares o ensino da História e Cultura Africanas. Percebemos ainda como problema o fato de muitas escolas não respeitarem a Lei e continuarem por estereotipar o papel do negro enquanto personagens de histórias infanto juvenis. Por outro lado iremos analisar o trabalho de quem valoriza a cultura negra, como Ferréz que nos traz em seu livro, Amanhecer Esmeralda, uma visão positiva e elevada de como a beleza negra pode ser valorizada. Utilizamos também autores como: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira (2005), Jovino (2006), Costa (2009), Bakhtin (1992) e Oliveira (2008). |
Descrição: | RÉGIS, C. de. K. G. Amanhecer Esmeralda de Ferréz: diálogos entre a lei 10.639/03 e a sala de aula. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3326 |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Cíntia de Kássia Gomes Régis.pdf | Cíntia de Kássia Gomes Régis | 1.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.