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dc.contributor.authorRégis, Cíntia de Kássia Gomes-
dc.date.accessioned2014-04-03T13:18:45Z-
dc.date.available2014-04-03T13:18:45Z-
dc.date.issued2014-04-03-
dc.identifier.otherCDD 981-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3326-
dc.descriptionRÉGIS, C. de. K. G. Amanhecer Esmeralda de Ferréz: diálogos entre a lei 10.639/03 e a sala de aula. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo discute e analisa como são vistas as personagens negras na Literatura Infantojuvenil depois da implementação da Lei nº 10.639/03 que obriga as escolas públicas e privadas a incluírem em seus currículos escolares o ensino da História e Cultura Africanas. Percebemos ainda como problema o fato de muitas escolas não respeitarem a Lei e continuarem por estereotipar o papel do negro enquanto personagens de histórias infanto juvenis. Por outro lado iremos analisar o trabalho de quem valoriza a cultura negra, como Ferréz que nos traz em seu livro, Amanhecer Esmeralda, uma visão positiva e elevada de como a beleza negra pode ser valorizada. Utilizamos também autores como: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira (2005), Jovino (2006), Costa (2009), Bakhtin (1992) e Oliveira (2008).pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Eveline Alvarez dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectHistória afro-brasileirapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectValorização racialpt_BR
dc.titleAmanhecer Esmeralda de Ferréz: diálogos entre a lei 10.639/03 e a sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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