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Título: Amanhecer Esmeralda de Ferréz: diálogos entre a lei 10.639/03 e a sala de aula
Autor(es): Régis, Cíntia de Kássia Gomes
Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil
História afro-brasileira
Cultura afro-brasileira
Valorização racial
Data do documento: 3-Abr-2014
Resumo: O presente artigo discute e analisa como são vistas as personagens negras na Literatura Infantojuvenil depois da implementação da Lei nº 10.639/03 que obriga as escolas públicas e privadas a incluírem em seus currículos escolares o ensino da História e Cultura Africanas. Percebemos ainda como problema o fato de muitas escolas não respeitarem a Lei e continuarem por estereotipar o papel do negro enquanto personagens de histórias infanto juvenis. Por outro lado iremos analisar o trabalho de quem valoriza a cultura negra, como Ferréz que nos traz em seu livro, Amanhecer Esmeralda, uma visão positiva e elevada de como a beleza negra pode ser valorizada. Utilizamos também autores como: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira (2005), Jovino (2006), Costa (2009), Bakhtin (1992) e Oliveira (2008).
Descrição: RÉGIS, C. de. K. G. Amanhecer Esmeralda de Ferréz: diálogos entre a lei 10.639/03 e a sala de aula. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3326
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