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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33296
Título: | As bases da educação especial na perspectiva inclusiva: principais declarações internacionais e um recorte do cenário brasileiro (1988-2011) |
Autor(es): | Romano, Marcos Paulo Basílio |
Palavras-chave: | Inclusão Deficiência Políticas Públicas (1988-2011) |
Data do documento: | 22-Nov-2024 |
Resumo: | Este trabalho aborda a educação especial na perspectiva inclusiva no Brasil, utilizando a revisão bibliográfica como metodologia. O principal objetivo é abordar os fundamentos da educação inclusiva no país por meio da revisão bibliográfica, destacando os impactos dos marcos internacionais nos direitos das pessoas com deficiência e sua influência na construção das políticas educacionais inclusivas. A pesquisa evidencia progressos significativos nas políticas brasileiras, orientadas por diretrizes globais, mas também ressalta desafios, como a necessidade de avaliação prática e aperfeiçoamento dessas políticas. Conclui-se que a aplicação efetiva das normas e o acesso equitativo à educação dependem de uma cobrança contínua da sociedade e do governo para consolidar avanços rumo a uma educação verdadeiramente inclusiva. |
Descrição: | ROMANO, Marcos Paulo Basilio. As bases da educação especial na perspectiva inclusiva: principais declarações internacionais e um recorte do cenário brasileiro (1988-2011). Trabalho de conclusão de Curso. (Graduação em Física). Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33296 |
Aparece nas coleções: | 85 - TCC |
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