Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33350
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Abreu, Bianca Whemelly Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-16T11:53:41Z | - |
dc.date.available | 2024-12-16T11:53:41Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 613.704 2 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33350 | - |
dc.description | ABREU, Bianca Whemelly Lima de. Os efeitos do exercício físico para crianças com autismo: Uma revisão sistemática. 2024. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta diversos aspectos do desenvolvimento infantil, incluindo habilidades motoras, sociais e comportamentais. Nos últimos anos, o exercício físico tem emergido como uma intervenção eficaz para minimizar alguns dos desafios enfrentados por este público. Diante disso, este trabalho tem como objetivo geral identificar os efeitos do exercício físico no desenvolvimento de crianças com TEA, buscando compreender como estes exercícios podem contribuir significativamente na vida dessas crianças. Foram realizadas buscas em bases de dados como Periódico da Capes e SCIELO, abrangendo artigos publicados entre 2014 e 2024. Os estudos incluídos abordaram intervenções de exercícios físicos para crianças com TEA e seus efeitos em diversos aspectos do desenvolvimento. Os resultados indicam que a prática de exercícios físicos, especialmente os aeróbicos, promoveu melhorias nas habilidades motoras, na socialização e na redução de comportamentos estereotipados. Atividades como natação, corrida e dança mostraram efeitos positivos. Diante disso, conclui- se que o exercício físico é uma intervenção benéfica e promissora para crianças com TEA, contribuindo para o desenvolvimento motor, social e emocional. No entanto, são necessários mais estudos com amostras maiores e intervenções de longo prazo para consolidar esses achados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Esp. Anny Sionara Moura Dantas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Exercício Físico | pt_BR |
dc.subject | Crianças - atividade física | pt_BR |
dc.subject | *Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.title | Os efeitos do exercício físico para crianças com autismo: Uma revisão sistemática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Bianca Whemelly Lima de Abreu.pdf | TCC - Bianca Whemelly Lima de Abreu.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Deposito.pdf | Termo de Deposito.pdf | 331.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.