Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33354
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Luana Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-16T12:45:47Z | - |
dc.date.available | 2024-12-16T12:45:47Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 510.71 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33354 | - |
dc.description | SILVA, Luana Maria da. A implementação da investigação matemática como estratégia pedagógica: uma abordagem prática com alunos do 8º ano. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda como a investigação Matemática pode se constituir em uma estratégia pedagógica eficaz para desmistificar o preconceito associado ao aprendizado dos conteúdos de Matemática, frequentemente vinculado ao uso de metodologias tradicionais centradas na memorização mecânica de regras, dificultando o engajamento dos estudantes com a disciplina. Neste contexto, a pesquisa tem como objetivo principal verificar de que forma a investigação Matemática pode favorecer o aprimoramento de competências essenciais, como o raciocínio, a representação, a comunicação e a argumentação Matemática, nos alunos do 8º ano. Com abordagem qualitativa e fundamentada na revisão da literatura sobre investigação Matemática na sala de aula, a pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso, utilizando uma atividade investigativa baseada nas estratégias propostas por Ponte, Brocardo e Oliveira (2003) em uma Escola Pública Estadual. Após a análise dos resultados observou-se que a investigação Matemática possui um grande potencial para promover uma aprendizagem significativa, contribuindo para o desenvolvimento das competências Matemáticas dos alunos e colocando-os no centro do processo de aprendizagem. Embora a turma não estivesse habituada a esse tipo de abordagem, a atividade permitiu que os alunos explorassem, discutissem e construíssem conhecimento de maneira ativa, fomentando a comunicação, o trabalho em equipe e a argumentação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Josevandro Barros Nascimento | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | educação matemática | pt_BR |
dc.subject | método prático | pt_BR |
dc.subject | aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.title | A implementação da investigação matemática como estratégia pedagógica: uma abordagem prática com alunos do 8º ano | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Luana Maria da Silva.pdf | TCC - Luana Maria da Silva | 8.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 303.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.