Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33354
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Luana Maria da-
dc.date.accessioned2024-12-16T12:45:47Z-
dc.date.available2024-12-16T12:45:47Z-
dc.date.issued2024-11-06-
dc.identifier.otherCDD 510.71-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33354-
dc.descriptionSILVA, Luana Maria da. A implementação da investigação matemática como estratégia pedagógica: uma abordagem prática com alunos do 8º ano. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda como a investigação Matemática pode se constituir em uma estratégia pedagógica eficaz para desmistificar o preconceito associado ao aprendizado dos conteúdos de Matemática, frequentemente vinculado ao uso de metodologias tradicionais centradas na memorização mecânica de regras, dificultando o engajamento dos estudantes com a disciplina. Neste contexto, a pesquisa tem como objetivo principal verificar de que forma a investigação Matemática pode favorecer o aprimoramento de competências essenciais, como o raciocínio, a representação, a comunicação e a argumentação Matemática, nos alunos do 8º ano. Com abordagem qualitativa e fundamentada na revisão da literatura sobre investigação Matemática na sala de aula, a pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso, utilizando uma atividade investigativa baseada nas estratégias propostas por Ponte, Brocardo e Oliveira (2003) em uma Escola Pública Estadual. Após a análise dos resultados observou-se que a investigação Matemática possui um grande potencial para promover uma aprendizagem significativa, contribuindo para o desenvolvimento das competências Matemáticas dos alunos e colocando-os no centro do processo de aprendizagem. Embora a turma não estivesse habituada a esse tipo de abordagem, a atividade permitiu que os alunos explorassem, discutissem e construíssem conhecimento de maneira ativa, fomentando a comunicação, o trabalho em equipe e a argumentação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Josevandro Barros Nascimentopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjecteducação matemáticapt_BR
dc.subjectmétodo práticopt_BR
dc.subjectaprendizagem significativapt_BR
dc.titleA implementação da investigação matemática como estratégia pedagógica: uma abordagem prática com alunos do 8º anopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Luana Maria da Silva.pdfTCC - Luana Maria da Silva8.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito303.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.