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Título: (28/02/2025) Análise da adaptação de recursos didático-pedagógicos para alunos com NEES no contexto do programa de residência pedagógica à luz da educação inclusiva
Autor(es): Rocha, Franklin William da
Palavras-chave: Ensino de espanhol
Educação inclusiva
Recursos didático-pedagógicos
Formação docente
Data do documento: 21-Nov-2024
Resumo: A história da Pessoa com Deficiência (doravante PCD) é remota e apesar do cenário sangrento que acompanha sua história, hoje o tratamento a PCD não é o mesmo, até pouco tempo era comum assassinar ou abandonar um ser humano pela sua deficiência. A gênese da negligência do acesso à vida digna em sociedade à PCD é longa e o seu acesso educacional ganhou mais força com a modalidade da educação especial e o paradigma da inclusão que objetivam incluir todos os alunos sem limitá-los às suas necessidades educacionais específicas (NEEs). Assim, pretendemos analisar o processo de adaptação de recursos didático-pedagógicos no Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) para alunos com NEEs no contexto do Programa de Residência Pedagógica, ancorados nos seguintes objetivos: a) refletir sobre a inclusão do aluno com deficiência nas aulas de língua espanhola na escola; b) avaliar a importância da temática da adaptação de recursos didático-pedagógicos de pequeno porte, de maneira teórico-prática, na formação inicial da Licenciatura em Letras Espanhol; c) discutir as dificuldades em adaptar os recursos didático-pedagógicos de ELE para os alunos com NEEs; d) demonstrar as implicações dessa experiência de adaptação para o futuro agir pedagógico docente das professoras residentes investigadas. Assim, este estudo enquadra-se nos moldes da pesquisa de campo com caráter exploratório. Logo, para coletar os dados do corpus, aplicamos um questionário, via Google Forms, composto por dez perguntas direcionadas a duas professoras residentes para identificar quais dificuldades enfrentaram para adaptar os recursos didáticos pedagógicos para seus alunos com NEEs do ensino médio. Baseamo-nos em Dantas (2014, 2019), Mantoan (2015), Loreto (2021) e Bersch e Sartoretto (2021), que discutem acerca de inclusão educacional, integração e Atendimento Educacional Especializado (AEE); em Medrado (2016), Aragón (2016), Rodrigues (2023), Rocha e Aragón (2023) e Silva (2017), que discutem temas como a formação inicial docente inclusiva e formação continuada e em Teixeira (2020), Campos et al. (2020), Paiva (2016), Leffa (2007), Sasseron (2013) e Toledo e Martins (2009), no que se trata de diversidade em sala e adaptação de material didático. Identificamos que a adaptação de recursos didático-pedagógicos para alunos com NEEs, é um grande desafio para os professores em formação inicial e formados, pois não há uma formação voltada a adaptação de recursos destinada ao ensino de alunos com NEEs, bem como, apoioda escola no tocante a disponibilização de professores especializados e/ou materiais adequados que estimulem os docentes a saber identificar caminhos para ensinar ao aluno com deficiência em todos os casos.
Descrição: ROCHA, Franklin William Justino da. 2024. 62f. Traballho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33390
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