Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3344
Título: A busca de soft power na política externa brasileira: o fundo IBAS de combate à fome e à pobreza
Autor(es): Ribeiro, Bruna Queiroz Silva
Palavras-chave: Política externa brasileira
Soft power
Fundo IBAS
Data do documento: 3-Abr-2014
Resumo: O Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul (IBAS) foi formalmente estabelecido em 06 de junho de 2003 através da Declaração de Brasília. Esta previa a cooperação entre os três países em uma ampla gama de pontos: agricultura, liberalização comercial, tecnologia, defesa, desenvolvimento social, pesquisas energéticas, preservação do meio ambiente, entre outros. Em setembro de 2003 houve a institucionalização do Fundo IBAS de Combate à Fome e à Pobreza, que tem como propósito desenvolver e disseminar projetos concretos na luta contra a fome e a pobreza em países pobres. O Fundo capacita os países beneficiários a caminharem rumo ao desenvolvimento, de maneira sustentável, sem adoção de medidas emergenciais. Assim, o presente trabalho através da discussão sobre o papel dos países intermediários no Sistema Internacional, investiga se os países IBAS, através do Fundo, angariam Soft Power (poder brando), que corresponde o poder da atração convertido em aquiescência na política internacional. Destarte, realizamos levantamentos das votações na Assembleia Geral das Nações Unidas do ano de 1997 ao ano 2010 dos países receptores do auxílio do Fundo (Guiné-Bissau, Haiti, Burundi, Cabo Verde) em relação ao Brasil, com intuito de identificar a convergência ou divergência na votação entre os países auxiliados e o Brasil. Constatamos a crescente influência brasileira e os reconhecimentos da atuação do país em prol dos países pobres através da exploração de prêmios recebidos pelo Fundo e das matérias em sítios internacionais que tratam sobre a temática. Desse modo, detectamos que o Brasil, através do Fundo IBAS, adquire maior visibilidade e boa imagem perante os demais países do Sistema Internacional.
Descrição: RIBEIRO, Bruna Queiroz Silva. A busca de soft power na política externa brasileira: o fundo IBAS de combate à fome e à pobreza. 2011. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3344
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Queiroz Silva Ribeiro.pdfBruna Queiroz Silva Ribeiro429.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.