Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33452
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nogueira, Maria Clara Queiroz | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-02T12:47:52Z | - |
dc.date.available | 2025-01-02T12:47:52Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 657.61 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33452 | - |
dc.description | NOGUEIRA, Maria Clara Queiroz. Ensino de equações do primeiro grau através da metodologia de resolução de problemas. 2024. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino-aprendizagem de equações do primeiro grau baseada na metodologia de Resolução de Problemas, a fim de facilitar o processo de compreensão e internalização dos conceitos algébricos pelos alunos do Ensino Fundamental, tornando a aprendizagem mais significativa e melhorando a prática pedagógica dos professores. Trabalhar equações do primeiro grau através da metodologia de Resolução de Problemas é uma das formas de amenizar as dificuldades de compreensão, pois os alunos são capazes de mobilizar seus conhecimentos prévios em busca de novos conhecimentos. O referencial teórico utilizado no trabalho inclui autores como Krulik e Reys (1997), Onuchic e Allevato (2004, 2011), Dante (2009), Onuchic (1999), entre outros, que discutem a importância de explorar a Resolução de Problemas no ensino de Matemática e os desafios que os alunos enfrentam ao estudar equações do primeiro grau. Também foi realizada em revistas científicas como Zetetiké, Bolema e Boletim GEPEM, uma busca de artigos sobre o processo de ensino e aprendizagem de equações do primeiro grau. A metodologia adotada é de natureza bibliográfica, baseada na análise de literatura relevante sobre Resolução de Problemas e ensino de equações. A proposta de ensino segue os passos recomendados por Onuchic e Allevato (2011), que envolvem desde a preparação e leitura dos problemas até a resolução em grupo, registro de resoluções do problema e discussão coletiva para formalização dos conteúdos. A proposta é ampliada com um décimo passo, sugerida por Allevato e Onuchic (2021), que envolve a proposição de novos problemas, proporcionando uma prática contínua de aprendizado. Esperamos que por meio dessa proposta, seja possível a superação de dificuldades comuns no ensino de equações do primeiro grau e a promoção de uma aprendizagem mais ativa e com compreensão, proporcionando aos alunos a oportunidade de se envolverem de maneira desafiadora e reflexiva com o conteúdo, ao mesmo tempo em que atribuem sentido prático ao conteúdo estudado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Dr. Roger Ruben Huaman Huanca | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Equações do primeiro grau | pt_BR |
dc.title | Ensino de equações do primeiro grau através da metodologia de resolução de problemas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Clara Queiroz Nogueira.pdf | PDF - Maria Clara Queiroz Nogueira | 1.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 191.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.