Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33463
Título: Presença de dor musculoesquelética e a prática de atividade física em atendentes de telemarketing: Um survey online
Autor(es): Silva, Rayssa Jenyffer Noêmia Soares Lourenço da
Palavras-chave: Dor musculoesquelética
Comportamento sedentário
Atividade motora
Ambiente de trabalho
Data do documento: 29-Nov-2024
Resumo: Introdução: A dor musculoesquelética relacionada ao trabalho é uma questão prevalente com implicações clínicas e sociais significativas. Considerada com um alerta importante no corpo para a presença de lesões, é um problema comum dentro da sociedade e proporciona aos indivíduos limitações ou total incapacidade na execução das atividades do cotidiano, gerando impactos negativos na qualidade de vida, principalmente quando relacionadas a posturas ocupacionais prolongadas e repetitivas. Entretanto, um fator modulador importante dos níveis de dor musculoesquelética é a prática de atividade física. Objetivo: Analisar a influência da prática de atividade física regular na ocorrência de dor musculoesquelética em atendentes de telemarketing. Metodologia: Trata-se uma pesquisa exploratória de caráter transversal, do tipo survey online, com abordagem quantitativa, desenvolvida na empresa de telemarketing Necxt by Stefanini na cidade de Campina Grande, Paraíba, Brasil. O público alvo consistiu em indivíduos de ambos os sexos que trabalham como atendente de telemarketing na respectiva empresa. A amostra foi do tipo não probabilística, por intenção. Para a coleta de dados foi utilizado um formulário semiestruturado e três questionários da dor: Inventário Breve de Dor forma reduzida (Brief Pain Inventory BPI), Questionário McGill de Dor (McGill Pain Questionnaire MPQ). Os dados coletados foram analisados e interpretados, utilizando- se estatística descritiva. Resultados e discussões: A amostra foi composta por 105 atendentes de telemarketing, com média de idade 24,6 anos, sendo sua predominância o sexo feminino (63%). Dentre os indivíduos investigados, 48% (45/92) realizavam a prática de atividades físicas regular, superior a 40 minutos diários. No que se refere ao padrão de dor, a de caráter sensorial se sobressaiu, sendo classificada como cansativa. Foi possível perceber que os indivíduos que praticavam exercícios resistidos isolados tinham o maior índice de dor (38%), quando comparado a indivíduos que praticavam exercícios aeróbicos isolados como a caminhada (13%) e/ou a combinação entre exercícios aeróbicos e resistidos (22%). Considerações finais: Diante disso, observou-se que, a atividade física regular pode ser um fator modulador da dor em atendentes de telemarketing, sugerindo-se também, que a prática de exercícios aeróbico tendem a amenizar as dores musculoesqueléticas quando comparado a realização de exercícios resistidos.
Descrição: SILVA, Rayssa Jenyffer Noêmia Soares Lourenço da. Presença de dor musculoesquelética e a prática de atividade física em atendentes de telemarketing : um survey online. 2023, 27 f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33463
ISSN: CDD 615.82
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rayssa Jenyffer Noêmia Soares Lourenço da Silva.pdfTCC - Rayssa Jenyffer Noêmia Soares Lourenço da Silva973.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito291.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.