Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3348
Título: A Ética Global em Peter Singer e a Responsabilidade de Proteger
Autor(es): Chaves, Jussara de Lourdes Ferreira
Palavras-chave: Responsabilidade de proteger
Ética Global
Peter Singer
Data do documento: 3-Abr-2014
Resumo: Os efeitos da globalização tornaram urgente uma definição dos temas mais sensíveis nas relações internacionais, sendo um deles o constante confronto entre a soberania nacional e a proteção transnacional da pessoa humana. Neste sentido, após um apelo do então Secretário Geral da ONU, Kofi Annan, para que os países apresentassem uma solução para as intervenções humanitárias, uma comissão foi formada e com ela foi criado o Relatório Responsabilidade de Proteger. Partindo de concepções liberais utilitaristas, especificamente, da ética prática de Peter Singer, este trabalho busca trazer à tona os aspectos éticos globais envolvidos na concepção do Relatório Responsabilidade de Proteger, e demais documentos subsidiários, aprovados pela ONU. As conclusões de tal relação denotam que apesar de apresentar avanços nos princípios para a intervenção humanitária, a Responsabilidade de Proteger ainda carece de um maior apoio dos Estados para se tornar uma realidade. Para este fim, é preciso que os Estados desenvolvam o sentimento de um só mundo, de interconexão profunda com os demais, e que superem o interesse nacional em nome de um bem mundial.
Descrição: CHAVES, Jussara de Lourdes Ferreira. A Ética Global em Peter Singer e a Responsabilidade de Proteger. 2011. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3348
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jussara de Lourdes Ferreira Chaves.pdfJussara de Lourdes Ferreira Chaves660.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.