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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33486
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Romão, Bruno Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-08T12:50:09Z | - |
dc.date.available | 2025-01-08T12:50:09Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33486 | - |
dc.description | ROMÃO, Bruno Ferreira. Empreendedorismo no ensino de matemática: uma proposta didática no contexto da educação financeira. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante da instabilidade econômica e da crescente busca por alternativas de trabalho, o empreendedorismo surge como uma solução importante para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. As micro e pequenas empresas, responsáveis por 80% das vagas de trabalho criadas em 2023, enfrentam desafios significativos, como a falta de planejamento e gestão financeira, o que resulta em uma vida útil média de apenas 4 a 5 anos. Para garantir o sucesso no empreendedorismo, é essencial que o indivíduo desenvolva habilidades de gestão desde a educação básica. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe a Educação Financeira nas escolas para formar cidadãos capazes de compreender conceitos econômicos e financeiros, promovendo uma gestão mais eficiente de seus recursos. Este trabalho propõe uma sequência didática que integra a matemática à Educação Financeira e ao empreendedorismo, contextualizando os conteúdos matemáticos em situações reais do cotidiano, tornando-os mais relevantes e aplicáveis. A pesquisa é qualitativa e exploratória, com o objetivo de compreender a aplicabilidade de métodos didáticos no ensino de matemática, enfatizando a importância da Educação Financeira para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras. Através da integração desses conceitos, buscamos formar cidadãos autossuficientes, críticos e inovadores, alinhados aos objetivos da BNCC. Autores como Zabala (1998) e Dolabela (2016) defendem que a educação deve promover a autonomia do aluno, estimulando a capacidade de tomar decisões financeiras e empreendedoras. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Tiêgo dos Santos Freitas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática (SD) | pt_BR |
dc.title | Empreendedorismo no ensino de matemática: uma proposta didática no contexto da educação financeira | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
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