Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33486
Título: | Empreendedorismo no ensino de matemática: uma proposta didática no contexto da educação financeira |
Autor(es): | Romão, Bruno Ferreira |
Palavras-chave: | Ensino da matemática Educação financeira Empreendedorismo Sequência didática (SD) |
Data do documento: | 14-Nov-2024 |
Resumo: | Diante da instabilidade econômica e da crescente busca por alternativas de trabalho, o empreendedorismo surge como uma solução importante para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. As micro e pequenas empresas, responsáveis por 80% das vagas de trabalho criadas em 2023, enfrentam desafios significativos, como a falta de planejamento e gestão financeira, o que resulta em uma vida útil média de apenas 4 a 5 anos. Para garantir o sucesso no empreendedorismo, é essencial que o indivíduo desenvolva habilidades de gestão desde a educação básica. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe a Educação Financeira nas escolas para formar cidadãos capazes de compreender conceitos econômicos e financeiros, promovendo uma gestão mais eficiente de seus recursos. Este trabalho propõe uma sequência didática que integra a matemática à Educação Financeira e ao empreendedorismo, contextualizando os conteúdos matemáticos em situações reais do cotidiano, tornando-os mais relevantes e aplicáveis. A pesquisa é qualitativa e exploratória, com o objetivo de compreender a aplicabilidade de métodos didáticos no ensino de matemática, enfatizando a importância da Educação Financeira para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras. Através da integração desses conceitos, buscamos formar cidadãos autossuficientes, críticos e inovadores, alinhados aos objetivos da BNCC. Autores como Zabala (1998) e Dolabela (2016) defendem que a educação deve promover a autonomia do aluno, estimulando a capacidade de tomar decisões financeiras e empreendedoras. |
Descrição: | ROMÃO, Bruno Ferreira. Empreendedorismo no ensino de matemática: uma proposta didática no contexto da educação financeira. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33486 |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Bruno Ferreira Romão.pdf | PDF - Bruno Ferreira Romão | 477.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 226.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.