Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3349
Título: Diplomacia Cultural no Mercosul: a importância do terceiro pilar
Autor(es): Martins, Kelly Enne Ferreira
Palavras-chave: Integração regional
Diplomacia cultural
Mercosul
Política cultural
Globalização
Data do documento: 3-Abr-2014
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo compreender a importância da diplomacia cultural dentro do Mercosul, como ela contribui para a sustentação do bloco e para o aprofundamento no nível de integração regional. Para tanto, procedemos a uma análise sobre como são tratados os temas culturais dentro do bloco, a partir da conceituação de diplomacia cultural e da explanação sobre a formação do Mercosul. Apesar de ter um foro de discussão própria, a dimensão cultural ainda não possui o destaque que merece, não é considerada fator de influencia nem na política externa dos Estados nacionais, o que se reflete quando a discussão é transferida para o âmbito do bloco. A cultura carrega um importante papel dentro do processo de integração regional instituindo, juntamente com a economia e com a política, seu tripé de sustentação. Para desenvolver o estudo, escolhemos a abordagem construtivista, por defender o mundo como uma construção social, se tornou basilar para os estudos dos temas relacionados à cultura dentro das Relações Internacionais. Assim esse estudo pretende contribuir para uma compreensão mais abrangente do processo de integração regional, ressaltando a importância da cultura como fator de influência nas tomadas de decisões do Mercosul.
Descrição: MARTINS, Kelly Enne Ferreira. Diplomacia Cultural no Mercosul: a importância do terceiro pilar. 2011. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3349
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kelly Enne Ferreira Martins.pdfKelly Enne Ferreira Martins477.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.