Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33497
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Janily Barboza da | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-15T14:06:51Z | - |
dc.date.available | 2025-01-15T14:06:51Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 510 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33497 | - |
dc.description | SILVA, Janily Barboza da. Uma análise dos filmes "Ágora (Alexandria)" e “Uma mente brilhante” como possibilidades para uso em aulas de matemática. 2023. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta uma discussão relacionando: cinema, história e ensino de Matemática, especificamente, o uso de filmes como uma proposta para discussão acerca do ensino de Matemática. Esse artigo tem por objetivo verificar a possibilidade de uso de filmes no ensino de matemática, a partir da análise de dois filmes que envolvem matemática e sua história, trazendo a discussão sobre a produção cinematográfica e suas relações com a própria matemática e a história dos fatos ou personagens citados. Destacando exemplos de possíveis filmes que possam servir de recurso educacional, além de apresentar possíveis metodologias de ensino que utilizem esse recurso, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica, de análise de filmes, na qual analisamos os filmes “Ágora (Alexandria)” e “Uma Mente Brilhante”. Nota-se que filmes se constituem em mais uma possibilidade para o ensino de matemática, contribuindo especialmente para a discussão crítica sobre a produção matemática ao longo da história, além de chamar a atenção para a história do conteúdo ou personagens envolvidos nessas obras, incluindo também o contexto de produção. Desta forma, concluímos que o ensino de matemática, envolvendo possibilidades de se ver um filme e analisá-lo do ponto de vista histórico, se constitui em uma possibilidade que pode ser muito poderosa pedagogicamente na Educação Básica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. José Joelson Pimentel de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | História da matemática | pt_BR |
dc.title | Uma analise dos filmes "Ágora (Alexandria)" e "Uma mente brilhante" como possibilidades para uso em aulas de matemática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Janily Barboza da Silva | TCC - Janily Barboza da Silva | 2.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito.pdf | 185.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.