Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33497
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Janily Barboza da-
dc.date.accessioned2025-01-15T14:06:51Z-
dc.date.available2025-01-15T14:06:51Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.otherCDD 510-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33497-
dc.descriptionSILVA, Janily Barboza da. Uma análise dos filmes "Ágora (Alexandria)" e “Uma mente brilhante” como possibilidades para uso em aulas de matemática. 2023. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma discussão relacionando: cinema, história e ensino de Matemática, especificamente, o uso de filmes como uma proposta para discussão acerca do ensino de Matemática. Esse artigo tem por objetivo verificar a possibilidade de uso de filmes no ensino de matemática, a partir da análise de dois filmes que envolvem matemática e sua história, trazendo a discussão sobre a produção cinematográfica e suas relações com a própria matemática e a história dos fatos ou personagens citados. Destacando exemplos de possíveis filmes que possam servir de recurso educacional, além de apresentar possíveis metodologias de ensino que utilizem esse recurso, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica, de análise de filmes, na qual analisamos os filmes “Ágora (Alexandria)” e “Uma Mente Brilhante”. Nota-se que filmes se constituem em mais uma possibilidade para o ensino de matemática, contribuindo especialmente para a discussão crítica sobre a produção matemática ao longo da história, além de chamar a atenção para a história do conteúdo ou personagens envolvidos nessas obras, incluindo também o contexto de produção. Desta forma, concluímos que o ensino de matemática, envolvendo possibilidades de se ver um filme e analisá-lo do ponto de vista histórico, se constitui em uma possibilidade que pode ser muito poderosa pedagogicamente na Educação Básica.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. José Joelson Pimentel de Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEnsino da matemáticapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.titleUma analise dos filmes "Ágora (Alexandria)" e "Uma mente brilhante" como possibilidades para uso em aulas de matemáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Janily Barboza da SilvaTCC - Janily Barboza da Silva2.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf185.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.