Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3359
Título: Práticas interdisciplinares na sala de aula: entre o literário, o histórico e o geográfico nas Escolas Margarida Dias, Henrique Fernandes de Farias e Ivan Bichara Sobreira
Autor(es): Pereira, Juliana do Nascimento
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Escola pública
Literatura
História
Geografia
Data do documento: 7-Abr-2014
Resumo: Como afirmou Fazenda (1985) o ensino interdisciplinar é uma das possibilidades para proporcionar um ensino mais produtivo e, adequado às necessidades contemporâneas. A partir desse princípio, objetivou-se analisar e, intervir na realidade das práticas interdisciplinares nas escolas públicas do Brejo paraibano. A questão principal que norteou o presente estudo foi: Por que a prática interdisciplinar ainda não se efetivou na escola pública? Essa pesquisa de cunho quantitativo/qualitativo, com abordagem descritiva/interpretativista se deu em duas etapas: a análise das práticas, através de questionários com (10) professores (as) de Literatura, História e Geografia e, na segunda etapa aplicação de aulas interdisciplinares, ou seja, houve um redirecionamento das práticas no que diz respeito à interdisciplinaridade, nas escolas Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Margarida Dias, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Henrique Fernandes de Farias e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ivan Bichara Sobreira. A pesquisa foi possível graças ao Projeto Programa de Iniciação Científica (PIBIC) UEPB/PIBIC AF-CNPQ, realizado nestas escolas. Como subsídio teórico, as contribuições de (FAZENDA, 1985), (JAPIASSÚ, 1992), (SANTOS, 2007) entre outros. Concluiu-se que na maioria das escolas as práticas interdisciplinares ou são incipientes ou inexistem, em virtude de vários fatores que vão desde a falta de incentivo, a falta de planejamento, o desconhecimento do professor em relação ao tema e principalmente pela ausência de subsídio teórico/metodológico para realizar tal prática na sala de aula.
Descrição: PEREIRA, J. do. N. Práticas interdisciplinares na sala de aula: entre o Literário, o Histórico e o Geográfico nas Escolas Margarida Dias, Henrique Fernandes de Farias e Ivan Bichara Sobreira. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3359
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana dos Nascimento Pereira.pdfJuliana dos Nascimento Pereira684.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.