Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33590
Título: A ictiofauna na interface do substrato consolidado e não consolidado na praia da Penha, Paraíba, Brasil
Autor(es): Silva, Paloma Rocha da
Palavras-chave: Ecossistemas
Biodiversidade
Pesca
Data do documento: 14-Nov-2024
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo realizar uma comparação entre os períodos de seca e chuva; testar a influência de variáveis ambientais selecionadas no conjunto de espécies associadas; detalhar os padrões nos habitats preferenciais das espécies e descrever índices da diversidade funcional das comunidades. O estudo foi realizado durante um ciclo anual de setembro de 2023 a agosto de 2024 na praia da Penha (João Pessoa, Paraíba), em parceria com pescado-res artesanais, utilizando rede de emalhe colocada paralela aos recifes costeiros, na zona de transição do substrato consolidado e não consolidado. Para se verificar a variação temporal da abundância e riqueza das espécies de acordo com as famílias e habitats associados assim como as variáveis ambientais, foram utilizadas análises de variância (ANOVA). A influência dos fatores ambientais sobre a assembleia de peixes foi testada por modelos baseados em distância (DistLM) e análises de redundância (db-RDA). Foram capturados 728 indivíduos pertencen-tes a 28 famílias e 69 espécies. As famílias Ariidae e Sciaenidae, associadas a substrato não consolidado, e Haemulidae, associada a substrato consolidado, foram as mais abundantes. Em relação aos habitats associados uma maior abundância e riqueza de espécies foi observada no grupo de espécies associadas a fundo mole, sendo representadas pelas espécies: Bagre filamentosus e Polydactylus oligodon. Diferenças significativas da precipitação e vento direção horária foram observadas entre as estações. Influências da temperatura do ar, direção horária e rajada máxima do vento foram apontadas pelos testes marginais. A temperatura do ar se correlacionou diretamente com maior número de espécies recifais, ao passo que a rajada máxima dos ventos se mostrou diretamente correlacionada com mais espécies de coluna d’água e fundo mole. As amostras associadas ao período de chuva apresentaram correlações diretas com a pre-cipitação e direção horária do vento. A dominância na abundância da família Ariidae e Sciaenidae são comuns em regiões costeiras de fundos lamacentos, as variáveis ambientais mostraram ter uma influência na comunidade de peixes, podendo está relacionada ao comportamento e a disponibilidade de recursos alimentares. Nossos resultados trazem informações importantes sobre a ecologia de comunidades dos peixes encontrados na interface do substrato consolidado e não consolidado, revelando interações entre diferentes comunidades ecológicas, que caracterizam um ecótono.
Descrição: SILVA, Paloma Rocha da. A ictiofauna na interface do substrato consolidado e não consolidado na praia da Penha, Paraíba, Brasil. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33590
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Paloma Rocha da Silva.pdfTCC - Paloma Rocha da Silva917.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de Depósito162.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.