Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33592
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Lucelia de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-14T19:12:55Z | - |
dc.date.available | 2025-02-14T19:12:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 590 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33592 | - |
dc.description | SILVA, Maria Lucelia de Oliveira. Intervenção assistida por animais em ambientes educacionais: revisão bibliográfica. 2024. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | As Intervenções Assistidas por Animais (IAA) utilizam animais como mediadores, integrando equipes multidisciplinares que incluem educadores, psicólogos e terapeutas. Essas intervenções, subdivididas em Atividade Assistida por Animais (AAA), Terapia Assistida por Animais (TAA) e Educação Assistida por Animais (EAA), têm objetivos que vão desde entretenimento até a promoção do desenvolvimento cognitivo e social. Buscou-se responder quais as contribuições das Intervenções Assistida por Animais (IAA) em ambiente educacional. Estudos indicam que as IAA reduzem estresse, ansiedade e depressão, enquanto promovem confiança, calma e motivação, efeitos explicados por teorias como biofilia e antropomorfismo. No contexto educacional, a inclusão de animais pode melhorar o desempenho acadêmico, emocional e social dos alunos, especialmente daqueles com necessidades especiais. Diante desse contexto, o objetivo deste trabalho é realizar, através de uma revisão bibliográfica, um levantamento sobre as IAA's que permitam fazer uma análise de suas influências na promoção da aprendizagem em ambientes educacionais. Este estudo adota como fundamento teórico e metodológico uma pesquisa de revisão bibliográfica. Foram selecionados 10 artigos para a leitura completa do trabalho, a partir dos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos. A coleta de artigos foi conduzida por meio das bases de dados Capes, Scielo e Scopus. A análise mostra que a Educação Assistida por Animais (EAA) tem impacto positivo no desenvolvimento social, emocional e cognitivo dos alunos, criando um ambiente educacional mais inclusivo e estimulante. Embora eficaz, há uma escassez de estudos aprofundados sobre o tema, destacando a necessidade de mais pesquisas que explorem as práticas pedagógicas e comprovem os benefícios da EAA. Assim, é essencial promover investigações para ampliar o conhecimento científico sobre essa abordagem. A Educação Assistida por Animais (EAA) tem mostrado impactos positivos no desenvolvimento acadêmico, emocional e social dos alunos, reduzindo estresse e promovendo bem-estar. Embora promissora, há necessidade de mais pesquisas robustas e de longo prazo para validar os resultados observados. A personalização das intervenções e uma compreensão mais profunda dos mecanismos da EAA são essenciais para maximizar seus benefícios. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Esp. Francisco Ramos de Brito | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Bem-estar emocional | pt_BR |
dc.subject | Intervenções assistidas por animais | pt_BR |
dc.subject | Habilidades sociais | pt_BR |
dc.subject | Terapia assistida por animais | pt_BR |
dc.title | Intervenção assistida por animais em ambientes educacionais: revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- Maria Lucélia.pdf | TCC- Maria Lucélia.pdf | 607.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito.pdf | 367.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.