Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33638
Título: Ensino de genética: desenvolvimento de estratégia metodológica para análise de mapas conceituais
Autor(es): Silva, Thalia Andrade
Palavras-chave: Ensino de genética
Mapas conceituais
Recursos didáticos
Aprendizagem significativa
Data do documento: 18-Nov-2024
Resumo: A aprendizagem significativa destaca a importância da ancoragem de novos conhecimentos aos preexistentes na estrutura cognitiva do estudante. Existem estratégias e recursos didáticos que podem facilitar a aprendizagem significativa. Uma dessas ferramentas é o mapa conceitual. Os mapas conceituais podem auxiliar os professores de diferentes níveis de ensino a definir com mais clareza os conteúdos e as relações entre eles que devem ser trabalhados durante o período de aprendizagem, a fim de discernir o que é essencial e o que é secundário. O objetivo deste estudo foi desenvolver uma estratégia metodológica para análise de mapas conceituais que possa ser aplicada na formação de professores da Educação Básica. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualiquantitativa. Em uma sequência didática sobre Genética aplicada em uma disciplina de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, foram elaborados 54 mapas conceituais por uma turma de 13 estudantes. Além dos mapas conceituais, os estudantes realizaram dez atividades do tipo quizzes e avaliações somativas e processuais. A estratégia utilizada para análise dos mapas conceituais, proposta neste trabalho, consistiu na classificação das relações entre os conceitos do mapa conceitual a partir de uma escala tipo Likert de zero até cinco pontos; com uso de indicadores de aprendizagem, como o número de conceitos citados, a proporção de conceitos e o índice de precisão conceitual. Foi realizada análise estatística descritiva e inferencial, com uso da estratégia de bootstrap e testes nãoparamétricos (Teste de Mann-Whitney). No total, foram utilizados 111 conceitos diferentes nos 54 mapas conceituais analisados. Entre as 761 citações feitas pelos estudantes, 390 foram consideradas adequadas, resultando em uma média de índice de precisão conceitual de 53%. Houve uma evolução da precisão conceitual do primeiro mapa produzido pelos estudantes (38,74%) para o sexto mapa (71,05%), evidenciando que a elaboração de mapa pode ser compreendida como uma habilidade a ser desenvolvida durante o período de aprendizagem. O número de produções elaboradas pelos estudantes variou de apenas 1 até 6 mapas. A frequência de conceitos citados pelos estudantes variou de 9 até no máximo de 17 conceitos por mapa; sendo que o índice de precisão conceitual variou de 9,09% até no máximo de 68,18% mostrando uma variabilidade expressiva entre os estudantes. Os estudantes que tinham melhores índices de precisão conceitual também tinham melhor desempenho nas atividades acadêmicas. O presente trabalho ofereceu uma metodologia prática para diagnosticar o entendimento e dificuldade dos estudantes através dos mapas conceituais, sendo possível aplicá-la em cursos de formação de professores e na Educação Básica.
Descrição: SILVA, T. A. Ensino de genética: desenvolvimento de estratégia metodológica para análise de mapas conceituais. 2024. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2025.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33638
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Thalia Andrade SilvaThalia Andrade Silva2.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito199.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.