Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33708
Título: | Ações docentes de professores em formação inicial: o trabalho planificado e o realizado no contexto de ensino remoto |
Autor(es): | Barros, Joseilma Pereira |
Palavras-chave: | Estágio supervisionado Ensino remoto Formação inicial Produção textual Linguagem |
Data do documento: | 4-Ago-2022 |
Resumo: | A presente pesquisa trata-se de uma descrição do trabalho planificado e do realizado por professores em formação inicial, durante o componente curricular de Estágio Supervisionado do curso de Letras – Língua Portuguesa, da UEPB, nos primeiros meses do ano de 2022. Para ministrar as aulas, no período de ensino remoto, devido à pandemia da Covid-19, os professores estagiários criaram uma turma piloto. Nessa turma, teve inscrição de alunos de 6º e 7º anos de duas escolas distintas, uma de Campina Grande-PB e outra de Fagundes-PB. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho é analisar o processo de reescrita do texto no contexto remoto. Tendo como objetivos específicos: descrever sobre o que foi planificado e o que foi realizado pelos professores estagiários, para a produção textual, analisar as capacidades de linguagem contempladas durante a reescrita do texto e refletir sobre as contribuições deste trabalho para as graduandas. Dessa forma, a pesquisa se caracteriza como qualitativa, um estudo de caso. O corpus selecionado para a análise são textos narrativos (primeira e segunda versões), trechos do relato da experiência dos professores, contidos no relatório do componente curricular e um questionário, aplicado após a finalização do trabalho docente realizado. Como suporte teórico destacamos as contribuições de Bazarim (2009), Pereira (2012), Antunes (2003) dentre outros, que contribuíram com o subsídio necessário para compreender todas as implicações que ocorreram ou não durante o trabalho com a reescrita textual, tanto no que tange ao ensino/aprendizagem dos alunos de ensino fundamental, quanto na formação inicial das graduandas, tendo em vista a necessidade e a grande importância que esta experiência empreende na formação das futuras professoras, bem como o impacto que irá gerar na formação dos futuros alunos. Os resultados apontam para a necessidade do trabalho do professor de português contemplar mais a produção textual como processo, contribuindo, assim, para a exploração das capacidades linguístico-discursivas. |
Descrição: | BARROS, J. P. Ações docentes de professores em formação inicial: o trabalho planificado e o realizado no contexto de ensino remoto. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33708 |
Aparece nas coleções: | 2383 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TERMO DE AUTORIZAÇÃO - JOSEILMA P BARROS.jpeg | Termo de depósito | 505.95 kB | JPEG | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC - JOSEILMA PEREIRA BARROS - REVISADO.pdf | PDF - Joseilma Pereira Barros | 1.44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.