Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33766
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Iara Ferreira dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-10T12:37:49Z | - |
dc.date.available | 2025-04-10T12:37:49Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 796.44 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33766 | - |
dc.description | SANTOS, Iara Ferreira dos. Imitando e aprendendo: a ginástica rítmica na infância. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Ginástica Rítmica (GR), uma modalidade que harmoniosamente conjuga elementos da dança, da música e da manipulação de aparelhos, apresenta um vasto potencial pedagógico para o desenvolvimento integral da criança. A prática tradicional, no entanto, é caracterizada frequentemente por métodos repetitivos e pouco atrativos, tem limitado seu apelo para as crianças. Diante desse cenário, a presente pesquisa busca relatar a prática pedagógica da Ginástica Rítmica, propondo a implementação da ludicidade como eixo central do processo de ensino-aprendizagem. A literatura sobre o desenvolvimento infantil destaca a importância do brincar como ferramenta pedagógica, capaz de favorecer a aquisição de habilidades motoras, cognitivas e sociais. Com base nessa premissa, este estudo descritivo detalha uma vivência prática realizada durante um estágio curricular em um clube de ginástica rítmica com o objetivo de relatar a experiência com crianças de 6 a 11 anos. A partir do aprendizado experimental, a pesquisa explorou o potencial da brincadeira como ferramenta pedagógica no ensino dessa prática esportiva para os pequenos. Os resultados obtidos demonstram que a utilização de elementos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem facilita significativamente a aquisição de habilidades motoras básicas e a manipulação de aparelhos característicos da modalidade. Ademais, a brincadeira proporcionou um ambiente de aprendizagem mais prazeroso e estimulante, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Prof.ª Ma. Morgana Guedes Bezerra | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ginástica rítmica | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem lúdico | pt_BR |
dc.title | Imitando e aprendendo: a ginástica rítmica na infância. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Iara Ferreira dos Santos.pdf | TCC - Iara Ferreira dos Santos | 734.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito - Iara Ferreira dos Santos.pdf | Termo de Depósito | 210.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.