Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33766
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Iara Ferreira dos-
dc.date.accessioned2025-04-10T12:37:49Z-
dc.date.available2025-04-10T12:37:49Z-
dc.date.issued2024-11-19-
dc.identifier.otherCDD 796.44-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33766-
dc.descriptionSANTOS, Iara Ferreira dos. Imitando e aprendendo: a ginástica rítmica na infância. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA Ginástica Rítmica (GR), uma modalidade que harmoniosamente conjuga elementos da dança, da música e da manipulação de aparelhos, apresenta um vasto potencial pedagógico para o desenvolvimento integral da criança. A prática tradicional, no entanto, é caracterizada frequentemente por métodos repetitivos e pouco atrativos, tem limitado seu apelo para as crianças. Diante desse cenário, a presente pesquisa busca relatar a prática pedagógica da Ginástica Rítmica, propondo a implementação da ludicidade como eixo central do processo de ensino-aprendizagem. A literatura sobre o desenvolvimento infantil destaca a importância do brincar como ferramenta pedagógica, capaz de favorecer a aquisição de habilidades motoras, cognitivas e sociais. Com base nessa premissa, este estudo descritivo detalha uma vivência prática realizada durante um estágio curricular em um clube de ginástica rítmica com o objetivo de relatar a experiência com crianças de 6 a 11 anos. A partir do aprendizado experimental, a pesquisa explorou o potencial da brincadeira como ferramenta pedagógica no ensino dessa prática esportiva para os pequenos. Os resultados obtidos demonstram que a utilização de elementos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem facilita significativamente a aquisição de habilidades motoras básicas e a manipulação de aparelhos característicos da modalidade. Ademais, a brincadeira proporcionou um ambiente de aprendizagem mais prazeroso e estimulante, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Prof.ª Ma. Morgana Guedes Bezerrapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGinástica rítmicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem lúdicopt_BR
dc.titleImitando e aprendendo: a ginástica rítmica na infância.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Iara Ferreira dos Santos.pdfTCC - Iara Ferreira dos Santos734.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito - Iara Ferreira dos Santos.pdfTermo de Depósito210.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.