Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33827
Título: | O uso excessivo de telas e seus impactos no comportamento motor em escolares na faixa etária de 9 a 10 anos: uma revisão bibliográfica |
Autor(es): | Duarte, Márcio Venâncio |
Palavras-chave: | uso excessivo de telas comportamento motor desenvolvimento motor |
Data do documento: | 22-Nov-2024 |
Resumo: | Atualmente assistimos à proliferação do uso da tecnologia no dia a dia das famílias, para fins diversos, desde o trabalho ao entretenimento, comunicação e organização pessoal. As crianças crescem familiarizadas com tecnologias como os computadores, a Internet, os videogames, os tablets e os smartphones, usando-as para brincar, aprender e comunicar. A linguagem digital faz parte das vidas destes nativos digitais, podendo até alterar os seus padrões de pensamento e a forma como aprendem (Prensky, 2001). O Comportamento motor é um termo genérico referente a mudanças no controle do aprendizado e do desenvolvimento motor e que abrange fatores de aprendizado e processos de maturação associados com a performance nos movimentos (Gallahue, 2013). E está diretamente relacionado ao estudo do aprendizado, controle e desenvolvimento motor. Nesse sentindo o objetivo desse estudo é descrever os impactos causados pelo uso excessivo de telas no comportamento motor de escolares na faixa etária de 9 a 10 anos. Como procedimento metodológico realizou-se uma revisão bibliográfica, selecionando artigos das principais bases eletrônicas de dados, como Google acadêmico, Scielo, PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde. Foram utilizados como descritores: Uso de telas e comportamento motor, Uso excessivo de telas e desenvolvimento motor, comportamento motor em escolares de 9 e 10 anos. Como resultados foram observados poucos estudos nessa temática, o que demostra que este assunto deve ser mais explorado e discutido. De acordo com os achados, conclui-se que o uso excessivo de telas, sem supervisão dos pais ou responsáveis, por crianças na fase escolar possui relação negativa para o desenvolvimento motor, como também pode influenciar no desenvolvimento de outros problemas patológicos como: obesidade, dores musculares, problemas posturais, alterações no sono, déficit de atenção, depressão e isolamento social. |
Descrição: | DUARTE, Márcio Venâncio. O uso excessivo de telas e seus impactos no comportamento motor em escolares na faixa etária de 9 a 10 anos: uma revisão bibliográfica, 2025. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33827 |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Márcio Venâncio Duarte | TCC - Márcio Venâncio Duarte | 536.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 800.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.