Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3382
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Tezolin, Heloísa Tamiris Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2014-04-07T19:46:40Z | - |
dc.date.available | 2014-04-07T19:46:40Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.225 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3382 | - |
dc.description | TEOZOLIN, H. T. O. O ensino de história para alunas e alunos com deficiência auditiva no município de Guarabira (PB): uma experiência inclusiva. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo traz uma análise sobre a relação do Ensino de História para os deficientes auditivos na cidade de Guarabira especificamente no Centro Educacional Edivardo Toscano, mostrando a relação existente entre os (as) deficientes auditivos, os (as) docentes e as intérpretes. Apresenta como está sendo desenvolvido o processo de inclusão e, consequente desenvolvimento da aprendizagem desse grupo que, por décadas, foi segregado da comunidade escolar, mostra que a assimilação dos conteúdos de História por esse grupo é restrita a sua localidade, em que sua definição de tempo está vinculada ao presente (tempo presente) não conseguindo estes direcionar o seu olhar para um passado mais longínquo. A metodologia aplicada foi à aplicação de questionários, particularmente, com dois grupos: os deficientes auditivos e as intérpretes além de entrevistas com os (as) professores e a própria observação em sala de aula. Para este estudo dialogamos com alguns referencias teóricos tais com: Lacerda (2005); Costa (2009); Magalhães (2003); Ferreira (2000) entre outros. Por fim consideramos que incluir não é só colocar dentro da sala de aula, mas está além dessa prática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Simone Joaquim Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Deficientes auditivos | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.title | O ensino de história para alunas e alunos com deficiência auditiva no município de Guarabira (PB): uma experiência inclusiva | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 44 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Heloísa Tamiris Oliveira Tezolin.pdf | Heloísa Tamiris Oliveira Tezolin | 217.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.