Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3388
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lucena, Franklin Medeiros de | - |
dc.date.accessioned | 2014-04-08T21:32:21Z | - |
dc.date.available | 2014-04-08T21:32:21Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-08 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 510 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3388 | - |
dc.description | LUCENA, F. M. Análise sobre as implicações matemáticas dos feirantes da cidade de Santa Luzia - PB. 2013. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas com habilitação em Matemática)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tem como objetivo investigar as práticas Etnomatemáticas presentes na feira de Santa Luzia, bem como investigar o potencial que a Etnomatemática possui no contexto de ensino da Matemática. A Etnomatemática é uma Etnociência que trabalha essencialmente com conhecimentos produzidos e utilizados por diferentes povos, onde o conhecimento é criado por estes povos, que os utilizam nas mais diversas aplicações, estudando as mais diversas manifestações de conhecimentos referentes aos processos de, comparar, classificar, quantificar, medir, organizar e de inferir e de concluir desenvolvidas por cada comunidade, conhecimentos estes que são influenciados pelo meio cultural, intelectual, natural e social em que vivem. A matemática utilizada por grupos culturais e éticos sempre foi alvo de estudos dos pesquisadores em Educação Matemática. Existem vários estudos e pesquisadores em Educação Matemática voltados à análise da Matemática e suas implicações presente nestes grupos culturais, tais como: D’Ambrosio (2002, 1993, 1990), Ferreira (1991), Nunes (2009), entre outros. Neste contexto é notório ressaltar a importância da Etnomatemática como uma alternativa didática para o ensino de Matemática, bem como é uma maneira de trabalhar os conhecimentos matemáticos interdisciplinar e transdisciplinarmente. Como resultado, verifica-se a existência de técnicas e habilidades próprias dos feirantes, bem como conclui-se que a Etnomatemática possui um alto potencial para o ensino de Matemática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira | pt_BR |
dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.title | Análise sobre as implicações matemáticas dos feirantes da cidade de Santa Luzia - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 82 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Franklin Medeiros de Lucena.pdf | 9.87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.