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dc.contributor.authorLucena, Franklin Medeiros de-
dc.date.accessioned2014-04-08T21:32:21Z-
dc.date.available2014-04-08T21:32:21Z-
dc.date.issued2014-04-08-
dc.identifier.other21. ed. CDD 510-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3388-
dc.descriptionLUCENA, F. M. Análise sobre as implicações matemáticas dos feirantes da cidade de Santa Luzia - PB. 2013. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas com habilitação em Matemática)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2013.pt_BR
dc.description.abstractTem como objetivo investigar as práticas Etnomatemáticas presentes na feira de Santa Luzia, bem como investigar o potencial que a Etnomatemática possui no contexto de ensino da Matemática. A Etnomatemática é uma Etnociência que trabalha essencialmente com conhecimentos produzidos e utilizados por diferentes povos, onde o conhecimento é criado por estes povos, que os utilizam nas mais diversas aplicações, estudando as mais diversas manifestações de conhecimentos referentes aos processos de, comparar, classificar, quantificar, medir, organizar e de inferir e de concluir desenvolvidas por cada comunidade, conhecimentos estes que são influenciados pelo meio cultural, intelectual, natural e social em que vivem. A matemática utilizada por grupos culturais e éticos sempre foi alvo de estudos dos pesquisadores em Educação Matemática. Existem vários estudos e pesquisadores em Educação Matemática voltados à análise da Matemática e suas implicações presente nestes grupos culturais, tais como: D’Ambrosio (2002, 1993, 1990), Ferreira (1991), Nunes (2009), entre outros. Neste contexto é notório ressaltar a importância da Etnomatemática como uma alternativa didática para o ensino de Matemática, bem como é uma maneira de trabalhar os conhecimentos matemáticos interdisciplinar e transdisciplinarmente. Como resultado, verifica-se a existência de técnicas e habilidades próprias dos feirantes, bem como conclui-se que a Etnomatemática possui um alto potencial para o ensino de Matemática.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveirapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.titleAnálise sobre as implicações matemáticas dos feirantes da cidade de Santa Luzia - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:82 - TCC

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