Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33898
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gedeão, Verbênia Vitória de Moura | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-27T14:46:41Z | - |
dc.date.available | 2025-05-27T14:46:41Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.22 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33898 | - |
dc.description | GEDEÃO, Verbênia Vitória de Moura. O uso do material dourado como auxiliador no processo de ensino-aprendizagem da divisão. 2025. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca averiguar o impacto do uso de Materiais Didáticos Manipuláveis (MDM) no ensino da Matemática, especialmente o Material Dourado no ensino da divisão com números naturais. A pesquisa é motivada pela constatação deque muitos alunos têm dificuldades em compreender conceitos matemáticos dos mais básicos até os mais abstratos. Ao longo da pesquisa, é brevemente exposto uma contextualização histórica dos MDMs, além de examinar os conceitos teóricos que sustentaram sua aplicabilidade e destacar os benefícios que o uso desses materiais proporciona ao processo de ensino-aprendizagem. Em particular, o trabalho discute como o uso do Material Dourado pode transformar o ensino da operação de divisão, tornando-o mais compreensível e visual. A pesquisa foi conduzida em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental II, em uma turma de 7° ano, onde os alunos foram convidados a resolver algumas operações de divisões com o auxílio do Material Dourado. A pesquisa é de abordagem qualitativa, para a obtenção de dados utilizou-se de 2 (dois) questionários e 1 (uma) atividade de averiguação. Questionários aplicados antes e depois das atividades revelaram que para a maioria dos estudantes o Material Dourado foi eficaz para facilitar o entendimento da divisão. Os resultados indicam que o uso de MDM não só melhoram a compreensão dos alunos, mas também aumenta seu interesse e engajamento, promovendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Prof.ª Ma. Maria da Conceição Vieira Fernandes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Materiais didáticos manipuláveis | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Divisão | pt_BR |
dc.title | O uso do material dourado como auxiliador no processo de ensino-aprendizagem da divisão | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Verbênia Vitória de Moura Gedeão | TCC - Verbênia Vitória de Moura Gedeão | 1.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 107.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.