Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33898
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGedeão, Verbênia Vitória de Moura-
dc.date.accessioned2025-05-27T14:46:41Z-
dc.date.available2025-05-27T14:46:41Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.otherCDD 372.22-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33898-
dc.descriptionGEDEÃO, Verbênia Vitória de Moura. O uso do material dourado como auxiliador no processo de ensino-aprendizagem da divisão. 2025. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca averiguar o impacto do uso de Materiais Didáticos Manipuláveis (MDM) no ensino da Matemática, especialmente o Material Dourado no ensino da divisão com números naturais. A pesquisa é motivada pela constatação deque muitos alunos têm dificuldades em compreender conceitos matemáticos dos mais básicos até os mais abstratos. Ao longo da pesquisa, é brevemente exposto uma contextualização histórica dos MDMs, além de examinar os conceitos teóricos que sustentaram sua aplicabilidade e destacar os benefícios que o uso desses materiais proporciona ao processo de ensino-aprendizagem. Em particular, o trabalho discute como o uso do Material Dourado pode transformar o ensino da operação de divisão, tornando-o mais compreensível e visual. A pesquisa foi conduzida em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental II, em uma turma de 7° ano, onde os alunos foram convidados a resolver algumas operações de divisões com o auxílio do Material Dourado. A pesquisa é de abordagem qualitativa, para a obtenção de dados utilizou-se de 2 (dois) questionários e 1 (uma) atividade de averiguação. Questionários aplicados antes e depois das atividades revelaram que para a maioria dos estudantes o Material Dourado foi eficaz para facilitar o entendimento da divisão. Os resultados indicam que o uso de MDM não só melhoram a compreensão dos alunos, mas também aumenta seu interesse e engajamento, promovendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Prof.ª Ma. Maria da Conceição Vieira Fernandespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectMateriais didáticos manipuláveispt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectDivisãopt_BR
dc.titleO uso do material dourado como auxiliador no processo de ensino-aprendizagem da divisãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Verbênia Vitória de Moura GedeãoTCC - Verbênia Vitória de Moura Gedeão1.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito107.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.