Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33927
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barros, Jose Emanuel Felipe | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-02T14:02:08Z | - |
dc.date.available | 2025-06-02T14:02:08Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 570.71 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33927 | - |
dc.description | BARROS, J.E.F. Inteligência Artificial Generativa na Educação Matemática: O que vem sendo pesquisado. 2024. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa o uso de Inteligências Artificiais Generativas (IAGs), com foco no ChatGPT, no contexto do ensino de Matemática, buscando compreender suas contribuições e desafios para a prática docente. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, que examina estudos e obras recentes sobre o tema, disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, com o objetivo de fazer uma análise sintética ao investigar como essas tecnologias têm sido integradas à Educação Matemática e de que forma podem auxiliar professores e alunos. Os resultados apontam que, embora o uso de IAGs na educação básica ainda seja incipiente, essas ferramentas apresentam grande potencial para personalizar o aprendizado, oferecer suporte didático e automatizar tarefas, contribuindo para um ensino mais interativo e adaptativo. O estudo também discute as limitações e desafios éticos associados ao uso dessas tecnologias, abordando questões como privacidade, vieses algorítmicos e a precisão das respostas geradas. Conclui-se que, apesar dos obstáculos, as IAGs, como o ChatGPT, podem desempenhar um papel significativo na Educação Matemática, estimulando a inovação pedagógica e a autonomia dos estudantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Jair Dias de Abreu | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | IAGenerativa | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.title | Inteligência artificial generativa na educação matemática: o que vem sendo pesquisado | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Jose Emanuel Felipe Barros.pdf | TCC - Jose Emanuel Felipe Barros.pdf | 337.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Deposito | Termo_de_Deposito_TCC.pdf | 277.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.