Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33930
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Kaique Pereira da-
dc.date.accessioned2025-06-02T14:46:58Z-
dc.date.available2025-06-02T14:46:58Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.otherCDD 001.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33930-
dc.descriptionSILVA, Kaique Pereira da. Pseudociência como produto da pós-verdade: a criação de uma tabela de análise de pseudociência e as possíveis contribuições para o ensino de física. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO rompimento de um paradigma em favor de outro constitui uma revolução científica, termo cunhado por Thomas Kuhn para explicar o progresso da ciência. A obra de Kuhn assume certa influência no movimento pós-moderno, como reação a essa crise, surge outro fenômeno: a pós-verdade. Em um mundo permeado por um número exorbitante de informações e conteúdos disseminados principalmente por redes sociais, torna-se complexo estabelecer uma linha que separe dados objetivos de opiniões; esse cenário caracteriza o que atualmente é chamado de “pós-verdade”. Isso se dá porque normalmente tais informações se estruturam a partir de aspectos que comumente são atribuídos ao discurso científico, mas com uma roupagem “acessível”, que se dirige à obviedade empírica do senso comum, o que cria uma ponte para a crença de que são verdades objetivas. O presente trabalho busca examinar na literatura questões relacionadas à gênese e propagação dos conceitos pseudocientíficos na era da pós-verdade; a partir dessa análise, foi criada uma tabela de análise para auxiliar professores a diferenciarem ciência e pseudociência no ambiente educacional. As características presentes na tabela permitem que os educadores a utilizem para incentivar o pensamento crítico ao analisar notícias e materiais que tratam de pseudociências, especialmente no ensino de física. Embora o estudo não tenha sido aplicado ainda, a ferramenta proposta mostra-se promissora para a prática pedagógica ao promover uma abordagem crítica e reflexiva dos alunos sobre a natureza da ciência e os impactos da pós-verdade na difusão de informações.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. José Antonio Ferreira Pintopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPós-verdadept_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectPseudociênciapt_BR
dc.titlePseudociência como produto da pós-verdade: a criação de uma tabela de análise de pseudociência e as possíveis contribuições para o ensino de Físicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Kaique Pereira da SilvaTCC - Kaique Pereira da Silva1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito109.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.