Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33930
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Kaique Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-02T14:46:58Z | - |
dc.date.available | 2025-06-02T14:46:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 001.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33930 | - |
dc.description | SILVA, Kaique Pereira da. Pseudociência como produto da pós-verdade: a criação de uma tabela de análise de pseudociência e as possíveis contribuições para o ensino de física. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O rompimento de um paradigma em favor de outro constitui uma revolução científica, termo cunhado por Thomas Kuhn para explicar o progresso da ciência. A obra de Kuhn assume certa influência no movimento pós-moderno, como reação a essa crise, surge outro fenômeno: a pós-verdade. Em um mundo permeado por um número exorbitante de informações e conteúdos disseminados principalmente por redes sociais, torna-se complexo estabelecer uma linha que separe dados objetivos de opiniões; esse cenário caracteriza o que atualmente é chamado de “pós-verdade”. Isso se dá porque normalmente tais informações se estruturam a partir de aspectos que comumente são atribuídos ao discurso científico, mas com uma roupagem “acessível”, que se dirige à obviedade empírica do senso comum, o que cria uma ponte para a crença de que são verdades objetivas. O presente trabalho busca examinar na literatura questões relacionadas à gênese e propagação dos conceitos pseudocientíficos na era da pós-verdade; a partir dessa análise, foi criada uma tabela de análise para auxiliar professores a diferenciarem ciência e pseudociência no ambiente educacional. As características presentes na tabela permitem que os educadores a utilizem para incentivar o pensamento crítico ao analisar notícias e materiais que tratam de pseudociências, especialmente no ensino de física. Embora o estudo não tenha sido aplicado ainda, a ferramenta proposta mostra-se promissora para a prática pedagógica ao promover uma abordagem crítica e reflexiva dos alunos sobre a natureza da ciência e os impactos da pós-verdade na difusão de informações. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. José Antonio Ferreira Pinto | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Pós-verdade | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Pseudociência | pt_BR |
dc.title | Pseudociência como produto da pós-verdade: a criação de uma tabela de análise de pseudociência e as possíveis contribuições para o ensino de Física | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Kaique Pereira da Silva | TCC - Kaique Pereira da Silva | 1.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 109.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.