Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33988
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMacedo, Marineide Félix de-
dc.date.accessioned2025-06-10T21:08:14Z-
dc.date.available2025-06-10T21:08:14Z-
dc.date.issued2025-05-28-
dc.identifier.otherCDD 370.981-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33988-
dc.descriptionMACEDO, Marineide Félix de. Educação e poesia: narrativas de uma jovem do campo. 2025. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA Educação do Campo no Brasil é uma política pública que busca garantir o direito à educação para a população rural. Desse modo, este artigo tem como objetivo compartilhar experiências escolares e práticas de leitura vivenciadas no contexto rural, evidenciando de que forma a Educação do Campo e a poesia contribuíram para a afirmação da identidade camponesa e o fortalecimento do sentimento de pertencimento. Especificamente, busca-se: 1) resgatar memórias escolares e experiências marcantes na formação leitora no campo; 2) compreender a importância da Educação do Campo na construção da identidade camponesa; e 3) retomar os primeiros contatos com a literatura, evidenciando o gosto pela leitura e pela poesia como formas de expressão dos sentimentos, das emoções e da realidade cotidiana por meio da escrita poética. A pesquisa foi orientada pela seguinte questão norteadora: Como as narrativas de si, ancoradas na experiência escolar e no encontro com a leitura e a poesia, revelam o papel da Educação do Campo na construção da identidade camponesa e no fortalecimento do pertencimento? Utilizamos teóricos como Paulo Freire (1982), Caldart (2004), Baptista (2014), entre outros, que contribuíram para a fundamentação teórica deste trabalho. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com base na análise de um relato autobiográfico da trajetória da autora, que narra vivências desafiadoras enquanto estudante do campo. A literatura e a poesia aparecem como caminhos de expressão e resistência diante das adversidades do cotidiano. O estudo também evidencia a importância da Educação do Campo enquanto política pública construída a partir das lutas sociais, valorizando as raízes camponesas como lugar de pertencimento e identidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Kamila Karine dos Santos Wanderleypt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectLeitura e poesiapt_BR
dc.subjectNarrativas de sipt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleEducação e poesia: narrativas de uma jovem do campopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Marineide Félix de MacedoTCC - Marineide Félix de Macedo485.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito203.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.