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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33988
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Macedo, Marineide Félix de | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-10T21:08:14Z | - |
dc.date.available | 2025-06-10T21:08:14Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.981 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33988 | - |
dc.description | MACEDO, Marineide Félix de. Educação e poesia: narrativas de uma jovem do campo. 2025. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação do Campo no Brasil é uma política pública que busca garantir o direito à educação para a população rural. Desse modo, este artigo tem como objetivo compartilhar experiências escolares e práticas de leitura vivenciadas no contexto rural, evidenciando de que forma a Educação do Campo e a poesia contribuíram para a afirmação da identidade camponesa e o fortalecimento do sentimento de pertencimento. Especificamente, busca-se: 1) resgatar memórias escolares e experiências marcantes na formação leitora no campo; 2) compreender a importância da Educação do Campo na construção da identidade camponesa; e 3) retomar os primeiros contatos com a literatura, evidenciando o gosto pela leitura e pela poesia como formas de expressão dos sentimentos, das emoções e da realidade cotidiana por meio da escrita poética. A pesquisa foi orientada pela seguinte questão norteadora: Como as narrativas de si, ancoradas na experiência escolar e no encontro com a leitura e a poesia, revelam o papel da Educação do Campo na construção da identidade camponesa e no fortalecimento do pertencimento? Utilizamos teóricos como Paulo Freire (1982), Caldart (2004), Baptista (2014), entre outros, que contribuíram para a fundamentação teórica deste trabalho. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com base na análise de um relato autobiográfico da trajetória da autora, que narra vivências desafiadoras enquanto estudante do campo. A literatura e a poesia aparecem como caminhos de expressão e resistência diante das adversidades do cotidiano. O estudo também evidencia a importância da Educação do Campo enquanto política pública construída a partir das lutas sociais, valorizando as raízes camponesas como lugar de pertencimento e identidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Kamila Karine dos Santos Wanderley | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Leitura e poesia | pt_BR |
dc.subject | Narrativas de si | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.title | Educação e poesia: narrativas de uma jovem do campo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
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