Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33994
Título: Uma análise didática pedagógica e psicológica sobre a transição do fundamental I para o fundamental II
Autor(es): Souza, Natally Vitória Rufino de
Palavras-chave: Transição
Afetividade
Ludicidade
Adolescência
Data do documento: 28-Mai-2025
Resumo: Este estudo analisa a transição dos alunos do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II, com foco nas dimensões didática, pedagógica e psicológica. A pesquisa, realizada por meio de questionários aplicados a estudantes, revela que a maioria dos alunos, com idades entre 11 e 12 anos, enfrenta desafios nessa fase de transição. Entre as principais dificuldades destacam-se a diminuição do uso de atividades lúdicas (59%) e a falta de afetividade nas relações com os professores (62%). Tais aspectos impactam negativamente tanto a adaptação escolar quanto o bem-estar emocional dos estudantes. Com base nas teorias de Piaget, Vygotsky e outros autores que perduram durante o texto, o trabalho destaca a importância de práticas pedagógicas que promovam acolhimento, escuta e vínculo afetivo. Além disso, sugere que futuros estudos sobre o tema sejam expandidos para outras regiões, dada a escassez de pesquisas focadas nesse processo de transição.
Descrição: SOUZA, Natally Vitória Rufino de. Uma análise didática pedagógica e psicológica sobre a transição do fundamental I para o fundamental II. 2025. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33994
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Natally Vitoria Rufino de SouzaTCC - Natally Vitoria Rufino de Souza693.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito173.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.