Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33994
Título: | Uma análise didática pedagógica e psicológica sobre a transição do fundamental I para o fundamental II |
Autor(es): | Souza, Natally Vitória Rufino de |
Palavras-chave: | Transição Afetividade Ludicidade Adolescência |
Data do documento: | 28-Mai-2025 |
Resumo: | Este estudo analisa a transição dos alunos do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II, com foco nas dimensões didática, pedagógica e psicológica. A pesquisa, realizada por meio de questionários aplicados a estudantes, revela que a maioria dos alunos, com idades entre 11 e 12 anos, enfrenta desafios nessa fase de transição. Entre as principais dificuldades destacam-se a diminuição do uso de atividades lúdicas (59%) e a falta de afetividade nas relações com os professores (62%). Tais aspectos impactam negativamente tanto a adaptação escolar quanto o bem-estar emocional dos estudantes. Com base nas teorias de Piaget, Vygotsky e outros autores que perduram durante o texto, o trabalho destaca a importância de práticas pedagógicas que promovam acolhimento, escuta e vínculo afetivo. Além disso, sugere que futuros estudos sobre o tema sejam expandidos para outras regiões, dada a escassez de pesquisas focadas nesse processo de transição. |
Descrição: | SOUZA, Natally Vitória Rufino de. Uma análise didática pedagógica e psicológica sobre a transição do fundamental I para o fundamental II. 2025. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33994 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Natally Vitoria Rufino de Souza | TCC - Natally Vitoria Rufino de Souza | 693.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 173.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.