Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34005
Título: A utilização da literatura infantojuvenil no desenvolvimento da leitura na educação infantil: uma pesquisa participante de caso na escola Noemi de Holanda Mariz
Autor(es): Melo, Weydja Soares de
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil
Fábulas
Leitura
Educação Infantil
Data do documento: 5-Jun-2025
Resumo: A aquisição da leitura nos anos iniciais é uma competência essencial para que o alu-no possa construir os demais saberes e habilidades a serem desenvolvidos na edu-cação escolar. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho visa destacar os be-nefícios da utilização da literatura infantojuvenil para o desenvolvimento da leitura na educação infantil. A escolha da presente temática se deu por meio de aprendizagens e discussões construídas no decorrer do curso de formação inicial em licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (Campus-III). A metodologia adotada para a escrita do trabalho está fundamentada na revisão bibliográfica de artigos, monografias, dissertações e livros que discutem e contribuem com a temáti-ca a, além da realização de um estudo de caso na turma do Pré-II da “Noemi de Ho-landa Mariz”, localizada no município de Sapé-PB. Os resultados obtidos evidenciam as contribuições do uso das fábulas para o aperfeiçoamento do processo de alfabe-tização das crianças, além de contribuir para a construção de outras competências essenciais para essa fase da formação escolar. A fábula “A camela dançarina”, tra-balhada no presente estudo, é um dos exemplos das diversas obras que compõe a literatura infantil no Brasil que podem ser trabalhadas pelos professores nos anos iniciais. O presente trabalho contribui para o aprofundamento das reflexões acerca do uso da literatura infantojuvenil no processo de ensino-aprendizagem, apresen-tando práticas educativas que podem colaborar com o trabalho do professor na edu-cação infantil.
Descrição: MELO, Weydja Soares de. A utilização da literatura infantojuvenil no desenvolvimento da leitura na educação infantil: uma pesquisa participante de caso na Escola Noemi de Holanda Mariz. 2025. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34005
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Weydja Soares de MeloTCC - Weydja Soares de Melo1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito767.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.