Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34007
Título: Concepções e práticas de alfabetização na educação infantil: o trabalho docente em questão
Autor(es): Silva, Franciellen Cadete da
Palavras-chave: Alfabetização
Educação infantil
Prática pedagógica
Ludicidade
Data do documento: 6-Jun-2025
Resumo: A alfabetização é um processo importante e significativo na escolarização da criança, seu desenvolvimento consiste em mudanças sociais e emocionais. Sendo assim, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo geral de refletir sobre as concep- ções e práticas de alfabetização, que permeiam o trabalho docente, no contexto da Educação Infantil. Para essa finalidade, foram determinados três objetivos específi- cos: 1) Conceituar a alfabetização e as práticas na Educação Infantil; 2) Identificar os principais métodos de alfabetização utilizados pelas docentes que atuam no âmbito desse nível de ensino; 3) Mapear os limites e as possibilidades que marcam o trabalho da alfabetização na Educação Infantil. Metodologicamente, o estudo assumiu os pre- ceitos da pesquisa qualitativa, fazendo uso, como instrumento de pesquisa da entre- vista, instrumento aplicado junto às docentes que atuam na área. O embasamento teórico inclui autores como Barbosa (1990), Soares (2009), Freire (2013), entre outros. Os resultados evidenciam que a alfabetização requisita uma docência competente e comprometida com a evolução do aprendizado infantil e, quando é lúdica, estimulante e centrada na criança, oferece oportunidades para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Atividades como brincadeiras, contação de histórias e jogos, aliadas a um ambiente seguro e acolhedor, são essenciais para a aprendizagem das crianças.
Descrição: SILVA, Franciellen Cadete da. Concepções e práticas de alfabetização na educação infantil: O trabalho docente em questão. 2025. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34007
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Franciellen Cadete da SilvaTCC - Franciellen Cadete da Silva690.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.