Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3406
Título: O lúdico como estratégia didático-pedagógica no ensino de hidrocarbonetos
Autor(es): Souza, Eliane Silva de
Palavras-chave: Ensino de Química
Hidrocarbonetos
Lúdico
Mnemônica
Data do documento: 11-Abr-2014
Resumo: Dentro do conteúdo programático de química prescrito para o Ensino Médio estão os hidrocarbonetos que são compostos formados unicamente por carbono e hidrogênio. A experiência tem demonstrado que estudantes do 3ª Ano apresentam dificuldades de entender a nomenclatura oficial desses compostos orgânicos. Uma das estratégias didático-pedagógica que podem promover a construção desse conhecimento é o lúdico, através do qual, pode-se apelar para a mnemônica e a partir daí, construir saberes escolares significativos no campo das ciências naturais. O objetivo geral foi identificar dificuldades que estudantes do 3ª Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Adauto Cabral de Vasconcelos apresentam sobre nomenclatura de hidrocarbonetos. O instrumento de coleta de informações utilizado foi o questionário com perguntas objetivas e subjetivas, e a análise foi realizada com base na frequência das respostas. Apesar da exiguidade do tempo e de outros fatores que obstacularam a verificação da hipótese de trabalho, pode-se inferir que a dificuldade existe de fato, porém, carece de um estudo mais aprofundado que possa elencar elementos suficientes para uma análise completa do objeto de estudo em questão.
Descrição: SOUZA, E. S. de. O lúdico como estratégia didático-pedagógica no ensino de hidrocarbonetos. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3406
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eliane Silva de Souza.pdfEliane Silva de Souza1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.