Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3406
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Eliane Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2014-04-11T13:01:41Z | - |
dc.date.available | 2014-04-11T13:01:41Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 540. 7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3406 | - |
dc.description | SOUZA, E. S. de. O lúdico como estratégia didático-pedagógica no ensino de hidrocarbonetos. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Dentro do conteúdo programático de química prescrito para o Ensino Médio estão os hidrocarbonetos que são compostos formados unicamente por carbono e hidrogênio. A experiência tem demonstrado que estudantes do 3ª Ano apresentam dificuldades de entender a nomenclatura oficial desses compostos orgânicos. Uma das estratégias didático-pedagógica que podem promover a construção desse conhecimento é o lúdico, através do qual, pode-se apelar para a mnemônica e a partir daí, construir saberes escolares significativos no campo das ciências naturais. O objetivo geral foi identificar dificuldades que estudantes do 3ª Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Adauto Cabral de Vasconcelos apresentam sobre nomenclatura de hidrocarbonetos. O instrumento de coleta de informações utilizado foi o questionário com perguntas objetivas e subjetivas, e a análise foi realizada com base na frequência das respostas. Apesar da exiguidade do tempo e de outros fatores que obstacularam a verificação da hipótese de trabalho, pode-se inferir que a dificuldade existe de fato, porém, carece de um estudo mais aprofundado que possa elencar elementos suficientes para uma análise completa do objeto de estudo em questão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Givanildo Gonçalves de Farias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Hidrocarbonetos | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Mnemônica | pt_BR |
dc.title | O lúdico como estratégia didático-pedagógica no ensino de hidrocarbonetos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Eliane Silva de Souza.pdf | Eliane Silva de Souza | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.