Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34070
Título: | O ensino da geografia e da história nos anos iniciais do ensino fundamental: reflexões sobre o currículo e a práxis pedagógica |
Autor(es): | Campos, Samara Costa da Silva |
Palavras-chave: | Anos iniciais Base Nacional Comum Currícular Geografia História Práxis pedagógica |
Data do documento: | 29-Mai-2025 |
Resumo: | RESUMO Esta pesquisa tem como objetivo apresentar reflexões sobre o currículo e a práxis pedagógica do ensino de Geografia e História no Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Os saberes abarcados por estes componentes são imprescindíveis para a formação dos alunos e alunas garantindo uma consciência histórica e geográfica. Assim, as práticas desenvolvidas no processo educacional devem ser voltadas para refletir os valores e o sentido social, cultural e político incorporados nesses saberes. Destacar a importância do ensino da Geografia e da História, nas séries iniciais do Ensino Fundamental é uma temática de grande relevância para educação, pois, observa-se que as escolas tem uma maior preocupação com o ensino e a aprendizagem dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e da Matemática devido a demanda com as avaliações externas. Para os objetivos específicos apontamos: a) Reconhecer a relevância e os desafios do ensino e da aprendizagem da Geografia e da História, nas séries iniciais do Ensino Fundamental; b) Discutir sobre as ideias instituídas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) acerca do ensino de Geografia e História para os anos iniciais; c) Elencar os principais pontos que possibilitam pensar a formação inicial docente no curso de Pedagogia da UEPB, campus III, Guarabira/PB; d) Identificar a práxis pedagógica das professoras da Educação Básica, sobretudo os que trabalham nas séries iniciais do Ensino Fundamental, da cidade de Guarabira/PB. Foram realizadas leituras em obras de diferentes autores que tratam desta temática, tais como: Campos (2010), Melo (2007), Ribeiro (2005), Silva (2020), Bittencourt (2018) entre outros, além de documentos curriculares, como a Base Nacional Comum Curricular (2018). Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa descritiva que utilizou como instrumento de coleta de dados o uso de questionário com as professoras participantes. A aplicação de questionário considerou as profissionais das turmas do 2º e 5º ano e das turmas do 3º e 4º ano de escolas públicas que atendem o ensino fundamental, localizadas no município de Guarabira-PB. Assim, percebe-se que prática pedagógica dos anos iniciais do ensino fundamental tem sido conduzida com as concepções e os recursos tradicionais. O uso das habilidades da Base Nacional Comum Curricular para nortear as aulas de Geografia e de História é sobrecarregado pela demanda de outras disciplinas, especialmente aquelas que valem para proficiência de avaliações externas. Ainda assim, o documento da Base Nacional não é capaz de garantir um planejamento e uma práxis pedagógica aprofundada com abordagens temáticas e metodologias significativas para tratar o ensino de Geografia e de História na sala de aula. Na prática pedagógica das escolas, caracteriza-se pouco tempo para discussões sobre as questões históricas e geográficas, tratando-as de modo superficial, interdisciplinar e em segundo plano. Esses componentes merecem uma atenção para serem desenvolvidos em sala de aula, incorporando os aspectos em torno de narrativas que colaborem para construção da identidade, coletividade, diversidade e a inserção dos sujeitos, fontes, tempos e espaços históricos e geográficos. |
Descrição: | CAMPOS, Samara Costa da Silva. O ensino da geografia e da história nos anos iniciais do ensino fundamental: reflexões sobre o currículo e a práxis pedagógica. 2025. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34071 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Samara Costa da Silva Campos | TCC - Samara Costa da Silva Campos | 1.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 237.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.