Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34070
Título: O ensino da geografia e da história nos anos iniciais do ensino fundamental: reflexões sobre o currículo e a práxis pedagógica
Autor(es): Campos, Samara Costa da Silva
Palavras-chave: Anos iniciais
Base Nacional Comum Currícular
Geografia
História
Práxis pedagógica
Data do documento: 29-Mai-2025
Resumo: RESUMO Esta pesquisa tem como objetivo apresentar reflexões sobre o currículo e a práxis pedagógica do ensino de Geografia e História no Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Os saberes abarcados por estes componentes são imprescindíveis para a formação dos alunos e alunas garantindo uma consciência histórica e geográfica. Assim, as práticas desenvolvidas no processo educacional devem ser voltadas para refletir os valores e o sentido social, cultural e político incorporados nesses saberes. Destacar a importância do ensino da Geografia e da História, nas séries iniciais do Ensino Fundamental é uma temática de grande relevância para educação, pois, observa-se que as escolas tem uma maior preocupação com o ensino e a aprendizagem dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e da Matemática devido a demanda com as avaliações externas. Para os objetivos específicos apontamos: a) Reconhecer a relevância e os desafios do ensino e da aprendizagem da Geografia e da História, nas séries iniciais do Ensino Fundamental; b) Discutir sobre as ideias instituídas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) acerca do ensino de Geografia e História para os anos iniciais; c) Elencar os principais pontos que possibilitam pensar a formação inicial docente no curso de Pedagogia da UEPB, campus III, Guarabira/PB; d) Identificar a práxis pedagógica das professoras da Educação Básica, sobretudo os que trabalham nas séries iniciais do Ensino Fundamental, da cidade de Guarabira/PB. Foram realizadas leituras em obras de diferentes autores que tratam desta temática, tais como: Campos (2010), Melo (2007), Ribeiro (2005), Silva (2020), Bittencourt (2018) entre outros, além de documentos curriculares, como a Base Nacional Comum Curricular (2018). Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa descritiva que utilizou como instrumento de coleta de dados o uso de questionário com as professoras participantes. A aplicação de questionário considerou as profissionais das turmas do 2º e 5º ano e das turmas do 3º e 4º ano de escolas públicas que atendem o ensino fundamental, localizadas no município de Guarabira-PB. Assim, percebe-se que prática pedagógica dos anos iniciais do ensino fundamental tem sido conduzida com as concepções e os recursos tradicionais. O uso das habilidades da Base Nacional Comum Curricular para nortear as aulas de Geografia e de História é sobrecarregado pela demanda de outras disciplinas, especialmente aquelas que valem para proficiência de avaliações externas. Ainda assim, o documento da Base Nacional não é capaz de garantir um planejamento e uma práxis pedagógica aprofundada com abordagens temáticas e metodologias significativas para tratar o ensino de Geografia e de História na sala de aula. Na prática pedagógica das escolas, caracteriza-se pouco tempo para discussões sobre as questões históricas e geográficas, tratando-as de modo superficial, interdisciplinar e em segundo plano. Esses componentes merecem uma atenção para serem desenvolvidos em sala de aula, incorporando os aspectos em torno de narrativas que colaborem para construção da identidade, coletividade, diversidade e a inserção dos sujeitos, fontes, tempos e espaços históricos e geográficos.
Descrição: CAMPOS, Samara Costa da Silva. O ensino da geografia e da história nos anos iniciais do ensino fundamental: reflexões sobre o currículo e a práxis pedagógica. 2025. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34071
Aparece nas coleções:46 - TCC
46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Samara Costa da Silva CamposTCC - Samara Costa da Silva Campos1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito237.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.