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dc.contributor.authorSilva, Edsom Costa-
dc.date.accessioned2025-07-04T11:45:19Z-
dc.date.available2025-07-04T11:45:19Z-
dc.date.issued2025-06-04-
dc.identifier.other21. ed. CDD 516.07-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34195-
dc.descriptionSILVA, Edsom Costa. Geometria Plana e Inclusão: Desafios e Oportunidades no Ensino de Alunos(as) Autistas. 2025. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025pt_BR
dc.description.abstractA escolha do tema justifica-se pela dificuldade de inclusão no processo de ensino e aprendizagem de estudantes deficientes, e tem como objetivo investigar os desafios e as oportunidades no ensino da geometria para alunos autistas, por meio da utilização de materiais manipulativos, como o Geoplano e o Tangram. A pesquisa foi realizada com dois alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, diagnosticados com autismo de suporte 3, da Escola Municipal José Paulino de Siqueira, em Santa Terezinha, Pernambuco. A metodologia envolveu a confecção artesanal do Tangram e do Geoplano, que foram utilizados como recursos pedagógicos para facilitar e ludificar na aplicação e compreensão no conteúdo das formas geométricas e das propriedades matemáticas de maneira mais concreta e acessível. Durante a aplicação das atividades, observou-se o impacto desses materiais na evolução das habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais dos alunos, com destaque para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da percepção visual. Além disso, foi evidenciado que, apesar das dificuldades iniciais de um dos alunos, estratégias de influência no comportamento desejado e a colaboração entre os participantes contribuíram para superar as barreiras e aumentar o engajamento nas atividades. O estudo conclui que o uso de jogos manipulativos como o tangram e o geoplano tem um impacto positivo na aprendizagem de geometria, especialmente quando são adaptados às necessidades individuais dos alunos com autistas, promovendo não apenas a compreensão dos conteúdos matemáticos, mas também o fortalecimento da autoestima e da convivência social, recomendando a continuidade da utilização de práticas pedagógicas inclusivas e dinâmicas no ensino desses estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Rômulo Tonyathy da Silva Mangueirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGeometria planapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEstratégia pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleGeometria plana e inclusão: desafios e oportunidades no ensino de alunos(as) autistaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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