Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34216
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Scarlet Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-07T14:10:50Z | - |
dc.date.available | 2025-07-07T14:10:50Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 507.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34216 | - |
dc.description | LIMA, S. F de. Uma sequência didática sobre poluição atmosférica para o ensino fundamental: o uso da problematização no ensino de Ciências. 2024. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | As sequências didáticas (SD), com utilização de diferentes métodos didáticos, especialmente a problematização, podem potencializar a aprendizagem. Neste trabalho, foi desenvolvida e aplicada uma SD sobre poluição atmosférica, com a aplicação de um questionário antes e depois da intervenção didática. A SD foi desenvolvida em 18 aulas com participação de 47 estudantes do Ensino Fundamental anos finais do município de Caaporã-PB, a problematização foi utilizada como método para trabalhar o tema Poluição Atmosférica de forma contextualizada aos problemas locais. Nos resultados, foi realizada uma descrição detalhada da SD com destaque para as estratégias didáticas utilizadas; assim como foi feita análise descritiva e inferencial dos resultados do questionário. A aplicação de uma SD, com uso da problematização, contribuiu positivamente para o aprendizado dos estudantes; entretanto, o aproveitamento foi heterogêneo. Observou-se um aumento na média da quantidade de acertos no pós-teste em relação ao pré-teste, e esta diferença foi significativa (teste T Student, p = 0,001). Os estudantes que sabiam menos sobre o conteúdo, tiveram melhor aproveitamento em relação àqueles com melhor pontuação no pré-teste (regressão linear, p<0,05). Os conteúdos menos familiares, como é o caso do efeito estufa, tiveram mais aproveitamento pelos estudantes; com mais diferenças na quantidade de acertos quando comparados pré e pós testes (teste de Wilcoxon, p<0,001). Este estudo oferece um modelo de sequência didática que pode ser adotado por professores de Ciências e Biologia interessados em incorporar a problematização em suas práticas de ensino. Além disso, promove uma reflexão sobre o uso de estratégias e habilidades didáticas em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Cleber Ibraim Salimon | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Poluição atmosférica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.title | Uma sequência didática sobre poluição atmosférica para o ensino fundamental: o uso da problematização no ensino de ciências | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 51 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Scarlet Ferreira de Lima | Scarlet Ferreira de Lima | 5.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 511.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.