Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34216
Título: Uma sequência didática sobre poluição atmosférica para o ensino fundamental: o uso da problematização no ensino de ciências
Autor(es): Lima, Scarlet Ferreira de
Palavras-chave: Poluição atmosférica
Ensino de Ciências
Aprendizagem significativa
Data do documento: 26-Jun-2024
Resumo: As sequências didáticas (SD), com utilização de diferentes métodos didáticos, especialmente a problematização, podem potencializar a aprendizagem. Neste trabalho, foi desenvolvida e aplicada uma SD sobre poluição atmosférica, com a aplicação de um questionário antes e depois da intervenção didática. A SD foi desenvolvida em 18 aulas com participação de 47 estudantes do Ensino Fundamental anos finais do município de Caaporã-PB, a problematização foi utilizada como método para trabalhar o tema Poluição Atmosférica de forma contextualizada aos problemas locais. Nos resultados, foi realizada uma descrição detalhada da SD com destaque para as estratégias didáticas utilizadas; assim como foi feita análise descritiva e inferencial dos resultados do questionário. A aplicação de uma SD, com uso da problematização, contribuiu positivamente para o aprendizado dos estudantes; entretanto, o aproveitamento foi heterogêneo. Observou-se um aumento na média da quantidade de acertos no pós-teste em relação ao pré-teste, e esta diferença foi significativa (teste T Student, p = 0,001). Os estudantes que sabiam menos sobre o conteúdo, tiveram melhor aproveitamento em relação àqueles com melhor pontuação no pré-teste (regressão linear, p<0,05). Os conteúdos menos familiares, como é o caso do efeito estufa, tiveram mais aproveitamento pelos estudantes; com mais diferenças na quantidade de acertos quando comparados pré e pós testes (teste de Wilcoxon, p<0,001). Este estudo oferece um modelo de sequência didática que pode ser adotado por professores de Ciências e Biologia interessados em incorporar a problematização em suas práticas de ensino. Além disso, promove uma reflexão sobre o uso de estratégias e habilidades didáticas em sala de aula.
Descrição: LIMA, S. F de. Uma sequência didática sobre poluição atmosférica para o ensino fundamental: o uso da problematização no ensino de Ciências. 2024. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34216
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Scarlet Ferreira de LimaScarlet Ferreira de Lima5.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito511.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.