Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34237
Título: Traumas dentários em crianças e adolescentes: conhecimento e abordagem dos cirurgiões-dentistas
Autor(es): Silva, Vítor
Palavras-chave: Traumatismo Dentário
Odontopediatria
Saúde Bucal
Data do documento: 2-Jun-2025
Resumo: Os traumas dentários são situações corriqueiras que acometem os dentes, como fraturas de esmalte, dentina ou raízes, além de deslocamentos e avulsões dentárias. Podem impactar negativamente a autoestima da criança e prejudicar sua interação social devido ao constrangimento gerado pelas alterações estéticas. Diante desse cenário, o presente estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento dos cirurgiões-dentistas do Estado da Paraíba sobre traumas dentários na infância e adolescência. Foi utilizado um questionário composto por 17 perguntas, disponibilizado na plataforma Google Forms abordando dados demográficos, tempo de atuação profissional, especialidade, conhecimento sobre traumas dentários em crianças e práticas clínicas adotadas. A amostra foi composta por 81 profissionais que responderam ao questionário de forma completa e satisfatória. Trata-se de uma amostra por conveniência, formada por cirurgiões-dentistas que tiveram acesso ao instrumento de coleta de dados por meio da sua divulgação nas redes sociais. Após a coleta, os dados foram organizados para exclusão de respostas inconsistentes no Excel, sendo posteriormente exportado ao software SPSS na versão 25 para a realização da análise estatística descritiva. Os resultados revelaram que 96,4% dos cirurgiões-dentistas participantes atuavam no estado da Paraíba, sendo que 51,9% residiam em Campina Grande. A faixa etária predominante foi de 26 a 30 anos (43,2%), com predominância do sexo feminino (69,1%). No que se refere à formação acadêmica, 71,6% eram graduados por instituições públicas. Em relação à atuação profissional, 39,5% trabalhavam simultaneamente nos setores público e privado, enquanto 45,7% possuíam menos de cinco anos de experiência, sendo a maioria clínicos gerais (56,8%). Além disso, 51,9% relataram sentir-se bem informados e 74,1% afirmaram estar preparados para realizar atendimentos relacionados a traumas dentários.
Descrição: SILVA, Vítor Augusto Gomes da. Traumas dentários em crianças e adolescentes: conhecimento e abordagem dos cirurgiões-dentistas. 2025. 44p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34237
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Vitor Augusto Gomes da SilvaTCC - Vitor Augusto Gomes da Silva4.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito210.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.