Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34271
Título: | Experimentos históricos e o ensino de Física: o que pensam os professores e licenciandos da educação básica |
Autor(es): | Santana, Maria Aparecida Cardoso |
Palavras-chave: | Ensino de Física Formação de professores Abordagem histórico-investigativa |
Data do documento: | 12-Jun-2025 |
Resumo: | Este trabalho investiga as percepções de licenciandos e professores da educação básica sobre o uso de experimentos históricos no ensino de Física, com base na abordagem histórico-investigativa (AHI), que integra aspectos históricos e epistemológicos à construção do conhecimento científico em sala de aula. A pesquisa, de natureza qualitativa e com enfoque compreensivo, utilizou questionários para descrever significados, sentimentos e percepções de docentes sobre essa proposta. Os resultados indicam que, embora reconheçam a importância dos experimentos históricos para enriquecer o ensino, muitos professores não se sentem preparados para utilizá-los e percebem limitações no modelo escolar atual que dificultam sua implementação, apontando para a necessidade de formação específica e mudanças nas condições de ensino. |
Descrição: | SANTANA, Maria Aparecida Cardoso. Experimentos históricos e o ensino de física: o que pensam os professores e licenciandos da educação básica. 22 f. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34271 |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Maria Aparecida Cardoso Santana | TCC - Maria Aparecida Cardoso Santana | 406.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 226.77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.