Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34271
Título: Experimentos históricos e o ensino de Física: o que pensam os professores e licenciandos da educação básica
Autor(es): Santana, Maria Aparecida Cardoso
Palavras-chave: Ensino de Física
Formação de professores
Abordagem histórico-investigativa
Data do documento: 12-Jun-2025
Resumo: Este trabalho investiga as percepções de licenciandos e professores da educação básica sobre o uso de experimentos históricos no ensino de Física, com base na abordagem histórico-investigativa (AHI), que integra aspectos históricos e epistemológicos à construção do conhecimento científico em sala de aula. A pesquisa, de natureza qualitativa e com enfoque compreensivo, utilizou questionários para descrever significados, sentimentos e percepções de docentes sobre essa proposta. Os resultados indicam que, embora reconheçam a importância dos experimentos históricos para enriquecer o ensino, muitos professores não se sentem preparados para utilizá-los e percebem limitações no modelo escolar atual que dificultam sua implementação, apontando para a necessidade de formação específica e mudanças nas condições de ensino.
Descrição: SANTANA, Maria Aparecida Cardoso. Experimentos históricos e o ensino de física: o que pensam os professores e licenciandos da educação básica. 22 f. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34271
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Aparecida Cardoso SantanaTCC - Maria Aparecida Cardoso Santana406.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito226.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.