Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34283
Título: Prevalência e fatores extrínsecos associados a lesões em atletas amadores de corrida de rua da cidade de Campina Grande – PB e municípios circunvizinhos: um estudo transversal
Autor(es): Paiva, Gabriella Macedo
Palavras-chave: Corrida
Traumatismos em atletas
Fatores de risco
Data do documento: 27-Jun-2024
Resumo: A corrida é uma atividade física aeróbica realizada, principalmente, ao ar livre e atualmente se compreende como um dos esportes mais praticados no mundo. Apesar disso, uma desvantagem desse esporte é o elevado risco de lesão musculoesquelética associadas a ele. Desse modo, o estudo teve como objetivo investigar a prevalência e fatores extrínsecos associados a lesões em atletas amadores de corrida de rua da cidade de Campina Grande - PB e municípios circunvizinhos. Para isto, foi realizado um estudo transversal com caráter e abordagem quantitativa do tipo survey online, sob a aprovação do comitê de ética e pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba. A amostra foi composta por 166 corredores de rua da cidade de Campina Grande - PB e municípios circunvizinhos de ambos os sexos (48,2% mulheres e 51,8% homens) com idade entre 18 e 40 anos (M = 31,98 ± 5,67). Os participantes responderam um formulário semiestruturado contendo perguntas relacionadas aos dados pessoais, situações de prática esportiva e condições clínicas dos indivíduos. Os resultados apresentaram ocorrência de lesões de 28,3%, sendo o joelho a região mais acometida. A prática de outras modalidades associadas à corrida e o tempo de prática esportiva superior a um ano correlacionaram-se com o acontecimento de lesões. Os achados indicam uma significativa ocorrência de lesões associadas a corrida, podendo ser justificadas etiologicamente pelo uso excessivo das estruturas osteomusculares.
Descrição: PAIVA, Gabriella Macedo. Prevalência e fatores extrínsecos associados a lesões em atletas amadores de corrida de rua da cidade de Campina Grande – PB e municípios circunvizinhos: um estudo transversal. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34283
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Gabriella Macedo Paiva.pdfTCC - Gabriella Macedo Paiva842.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito216.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.