Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34351
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Cleyton Cassimiro de-
dc.date.accessioned2025-07-22T15:21:53Z-
dc.date.available2025-07-22T15:21:53Z-
dc.date.issued2025-06-05-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34351-
dc.descriptionSOUZA, Cleyton Cassimiro de. Os estágios supervisionados na construção da identidade docente em química: um estudo no campus I da Universidade Estadual da Paraíba. 2025. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.pt_BR
dc.description.abstractConsiderando a necessidade de refletir acerca das influências dos estágios supervisionados na construção da identidade docente de licenciandos em Química e no interesse pela profissão, elaboramos esse estudo objetivando analisar os impactos dos estágios supervisionados do curso de licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no interesse dos estudantes em seguirem a carreira docente. Através de uma abordagem qualitativa, conduzimos entrevistas semiestruturadas com 11 (onze) estudantes do curso de licenciatura em Química da UEPB que vivenciaram pelo menos um estágio de observação e um de regência. Os dados foram analisados seguindo as etapas da análise de conteúdo (AC) conforme Bardin (2016). Os resultados evidenciaram que os estágios supervisionados são percebidos pelos estudantes como um momento crucial para aproximação com a realidade escolar, provocando amadurecimento e ressignificações. Ademais, nesse momento formativo, os licenciandos confrontam expectativas com experiências concretas, movimento que favorece o desenvolvimento de competências profissionais e provoca reflexões sobre seu interesse pela carreira docente. Concluímos que, mesmo diante de desafios e frustrações, é na vivência com as atividades docente no espaço escolar que muitos licenciandos em Química reafirmam o desejo de serem professores.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Francisco Ferreira Dantas Filhopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectformação inicialpt_BR
dc.subjectprática pedagógicapt_BR
dc.subjectescolha profissionalpt_BR
dc.titleOs estágios supervisionados na construção da identidade docente em química: um estudo no campus I da Universidade Estadual da Paraíbapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Cleyton Cassimiro de SouzaTCC - Cleyton Cassimiro de Souza575.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito263.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.