Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3440
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Mariana Palmeira dos | - |
dc.date.accessioned | 2014-04-15T15:54:20Z | - |
dc.date.available | 2014-04-15T15:54:20Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3440 | - |
dc.description | Santos, M. P. dos. Geografia e música: uma possibilidade de leitura do cotidiano na escola. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de Geografia há muito vem sendo repensado em busca de atingir seus objetivos e os da função social da escola, especialmente na chamada “sociedade do conhecimento”, e por isso anseia por uma nova escola e por um novo jeito de ensinar e aprender, assim o uso de novas e mais diversas linguagens e recursos devem ser difundidos, discutidos e experimentados. Apoiados em discussões teóricas, nas propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino básico e na análise de algumas músicas pretende-se discutir e analisar o uso da música como recurso didático nas aulas de Geografia; identificando em suas letras, conteúdos geográficos voltados às temática dos Problemas Sociais Urbanos e relacioná-los com a organização do espaço e da paisagem urbana brasileira. Diante disso, o presente trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa, uma vez que, consta de análise de ideias e de práticas de ensino baseado em resultados obtidos na aplicação de questionários com professores do ensino básico da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor José Borges de Carvalho, no município de Alagoa Nova – PB, bem como de análise da letra de algumas músicas em torno da temática de problemas sociais urbanos. Assim, percebeu-se que toda proposta que favoreça as práticas pedagógicas no sentido de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo devem ser expostas. A música se estabelece como recurso dinâmico e repleto de significados que encurtam distancias entre ciência e cotidiano, uma vez que valoriza e aproveita-se do universo dos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Faustino Moura Neto | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Instrumento Didático | pt_BR |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.title | Geografia e música: uma possibilidade de leitura do cotidiano na escola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Mariana Palmeira dos Santos.pdf | Mariana Palmeira dos Santos | 1.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.