Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34445
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Erivânio Bezerra Queiroz de-
dc.date.accessioned2025-08-01T13:45:26Z-
dc.date.available2025-08-01T13:45:26Z-
dc.date.issued2025-05-27-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34445-
dc.descriptionFREITAS, Erivânio Bezerra Queiroz de. Conexões entre educação financeira e etnomatemática. 2025. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo evidenciar conexões existentes entre Educação Financeira e Etnomatemática, a partir da análise das percepções de uma turma do 3o ano do Ensino Médio. Para alcançarmos o objetivo proposto, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório, coletando dados por meio de questionário. Participaram da pesquisa um professor de matemática e seus estudantes da turma do 3o ano do Ensino Médio. De início, abordamos teoricamente a importância desses temas no contexto escolar, vislumbrando melhorias na sociedade, aumentando as chances de sucesso na formação de cidadãos críticos e conscientes de suas escolhas. Após as leituras e, posteriormente, a coleta de dados, realizamos a análise interpretativa da realidade observada. Como principais resultados, evidenciamos que os participantes têm conhecimento sobre a importância da Educação Financeira, porém ao serem questionados sobre a forma como lidam com o dinheiro, demonstram contradições no gerenciamento desse recurso, havendo desconexão dos seus atos com as habilidades necessárias para um uso consciente. A partir do reconhecimento de que a Educação Financeira contribui para formar cidadãos críticos em vários aspectos que a envolva, a Etnomatemática pode nos trazer muitas respostas a respeito da relevância da matemática atrelada a seus significados no ensino, incluindo os aspectos culturais de cada grupo. Constatamos que é preciso um olhar mais atento para a conexão entre os saberes adquiridos fora da escola, nas práticas cotidianas, e aqueles dentro da escola, nas práticas escolares. Por fim, evidenciamos que a Educação Financeira se enquadra na conceituação da Etnomatemática.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Dra. Daiana Estrela Ferreira Barbosapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectPráticas escolarespt_BR
dc.titleConexões entre educação financeira e etnomatemáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito210.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Erivânio Bezerra Queiroz de Freitas.pdfPDF - Erivânio Bezerra Queiroz de Freitas1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.