Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34445
Título: | Conexões entre educação financeira e etnomatemática |
Autor(es): | Freitas, Erivânio Bezerra Queiroz de |
Palavras-chave: | Matemática Etnomatemática Educação financeira Práticas escolares |
Data do documento: | 27-Mai-2025 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo evidenciar conexões existentes entre Educação Financeira e Etnomatemática, a partir da análise das percepções de uma turma do 3o ano do Ensino Médio. Para alcançarmos o objetivo proposto, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório, coletando dados por meio de questionário. Participaram da pesquisa um professor de matemática e seus estudantes da turma do 3o ano do Ensino Médio. De início, abordamos teoricamente a importância desses temas no contexto escolar, vislumbrando melhorias na sociedade, aumentando as chances de sucesso na formação de cidadãos críticos e conscientes de suas escolhas. Após as leituras e, posteriormente, a coleta de dados, realizamos a análise interpretativa da realidade observada. Como principais resultados, evidenciamos que os participantes têm conhecimento sobre a importância da Educação Financeira, porém ao serem questionados sobre a forma como lidam com o dinheiro, demonstram contradições no gerenciamento desse recurso, havendo desconexão dos seus atos com as habilidades necessárias para um uso consciente. A partir do reconhecimento de que a Educação Financeira contribui para formar cidadãos críticos em vários aspectos que a envolva, a Etnomatemática pode nos trazer muitas respostas a respeito da relevância da matemática atrelada a seus significados no ensino, incluindo os aspectos culturais de cada grupo. Constatamos que é preciso um olhar mais atento para a conexão entre os saberes adquiridos fora da escola, nas práticas cotidianas, e aqueles dentro da escola, nas práticas escolares. Por fim, evidenciamos que a Educação Financeira se enquadra na conceituação da Etnomatemática. |
Descrição: | FREITAS, Erivânio Bezerra Queiroz de. Conexões entre educação financeira e etnomatemática. 2025. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34445 |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 210.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
PDF - Erivânio Bezerra Queiroz de Freitas.pdf | PDF - Erivânio Bezerra Queiroz de Freitas | 1.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.