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dc.contributor.authorSantos, Maria Alessandra Moura dos-
dc.date.accessioned2025-08-13T18:58:29Z-
dc.date.available2025-08-13T18:58:29Z-
dc.date.issued2025-06-11-
dc.identifier.otherCDD 372.86-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34486-
dc.descriptionSANTOS, Maria Alessandra Moura dos. Desenvolvimento motor infantil: do conhecimento profissional à análise comparativa de escolares com e sem dificuldades de aprendizagem. 2025. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.pt_BR
dc.description.abstractO desenvolvimento motor é um processo constituído de maneira sequencial, contínua e multifatorial associado à idade cronológica, que acontece por meio da associação entre a biologia do indivíduo, as exigências da tarefa de movimento e as circunstâncias do ambiente do aprendizado. Há uma estreita relação entre o desenvolvimento motor e a aprendizagem escolar, sendo essa acentuada nos anos iniciais do ensino fundamental, onde a criança está sendo alfabetizada, pois, algumas crianças ao atingirem a idade escolar não possuem o esperado domínio de suas habilidades motoras básicas e passam a ter um desempenho aquém do esperado. A Educação Física escolar, é a área que oferece todo auxílio necessário na identificação de possíveis dificuldades tanto motoras quanto intelectuais, podendo intervir de maneira significativa ofertando atividades que favoreçam o desenvolvimento global dos educandos. Desse modo, este estudo teve como objetivo geral analisar e comparar o desempenho motor de escolares com e sem dificuldades de aprendizagem, e objetivos específicos, destacar a importância da Educação Física para o desenvolvimento motor e investigar as visões de professores de Educação Física sobre o tema. A pesquisa caracterizou-se como descritiva-exploratória, com abordagem quantitativa, e a coleta de dados foi realizada por meio de uma pesquisa de campo, desenvolvida no município de Lagoa Seca – PB, com amostras do tipo intencional, sendo a primeira composta por 10 escolares do 4° ano do ensino fundamental, estes foram submetidos a aplicação do protocolo KTK e a segunda composta por 10 professores de Educação Física de escolas públicas e particulares, que participaram da aplicação de um questionário semiaberto envolvido pela autora. Com base nos dados obtidos, através do protocolo KTK verificou-se que na classificação geral os participantes do grupo controle obtiveram em 100% coordenação normal, enquanto os do grupo com dificuldades de aprendizagem 80% insuficiência na coordenação e 20% perturbação na coordenação. As tarefas de maior dificuldade foram os saltos laterais e a transferência sobre plataformas, evidenciando as dificuldades em manter a velocidade em saltos alternados em um espaço delimitado, lateralidade e estruturação espaço temporal. Já com relação ao questionário, 100% dos entrevistados consideram a Educação Física relevante no processo de desenvolvimento motor, realizam atividades que estimulam o desenvolvimento motor, acreditam que a ausência do professor de Educação física pode impactar negativamente no desenvolvimento motor das crianças, conseguem identificar alunos com dificuldade de aprendizagem através dos aspectos motores.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Josenaldo Lopes Diaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleDesenvolvimento motor infantil: do conhecimento profissional à análise comparativa de escolares com e sem dificuldades de aprendizagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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