Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34486
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Maria Alessandra Moura dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-13T18:58:29Z | - |
dc.date.available | 2025-08-13T18:58:29Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.86 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34486 | - |
dc.description | SANTOS, Maria Alessandra Moura dos. Desenvolvimento motor infantil: do conhecimento profissional à análise comparativa de escolares com e sem dificuldades de aprendizagem. 2025. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | O desenvolvimento motor é um processo constituído de maneira sequencial, contínua e multifatorial associado à idade cronológica, que acontece por meio da associação entre a biologia do indivíduo, as exigências da tarefa de movimento e as circunstâncias do ambiente do aprendizado. Há uma estreita relação entre o desenvolvimento motor e a aprendizagem escolar, sendo essa acentuada nos anos iniciais do ensino fundamental, onde a criança está sendo alfabetizada, pois, algumas crianças ao atingirem a idade escolar não possuem o esperado domínio de suas habilidades motoras básicas e passam a ter um desempenho aquém do esperado. A Educação Física escolar, é a área que oferece todo auxílio necessário na identificação de possíveis dificuldades tanto motoras quanto intelectuais, podendo intervir de maneira significativa ofertando atividades que favoreçam o desenvolvimento global dos educandos. Desse modo, este estudo teve como objetivo geral analisar e comparar o desempenho motor de escolares com e sem dificuldades de aprendizagem, e objetivos específicos, destacar a importância da Educação Física para o desenvolvimento motor e investigar as visões de professores de Educação Física sobre o tema. A pesquisa caracterizou-se como descritiva-exploratória, com abordagem quantitativa, e a coleta de dados foi realizada por meio de uma pesquisa de campo, desenvolvida no município de Lagoa Seca – PB, com amostras do tipo intencional, sendo a primeira composta por 10 escolares do 4° ano do ensino fundamental, estes foram submetidos a aplicação do protocolo KTK e a segunda composta por 10 professores de Educação Física de escolas públicas e particulares, que participaram da aplicação de um questionário semiaberto envolvido pela autora. Com base nos dados obtidos, através do protocolo KTK verificou-se que na classificação geral os participantes do grupo controle obtiveram em 100% coordenação normal, enquanto os do grupo com dificuldades de aprendizagem 80% insuficiência na coordenação e 20% perturbação na coordenação. As tarefas de maior dificuldade foram os saltos laterais e a transferência sobre plataformas, evidenciando as dificuldades em manter a velocidade em saltos alternados em um espaço delimitado, lateralidade e estruturação espaço temporal. Já com relação ao questionário, 100% dos entrevistados consideram a Educação Física relevante no processo de desenvolvimento motor, realizam atividades que estimulam o desenvolvimento motor, acreditam que a ausência do professor de Educação física pode impactar negativamente no desenvolvimento motor das crianças, conseguem identificar alunos com dificuldade de aprendizagem através dos aspectos motores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Josenaldo Lopes Dias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento motor | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento motor infantil: do conhecimento profissional à análise comparativa de escolares com e sem dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Maria Alessandra Moura dos Santos.pdf | TCC - Maria Alessandra Moura dos Santos | 2.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 182.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.